DIA DAS CRIANÇAS

Praia com criança: estímulo ao desenvolvimento e bem-estar

Entre baldinhos de areia e mergulhos, os passeios na praia ajudam as crianças a aprender e potencializar capacidades cognitivas e a coordenação motora, além de proporcionar bem-estar e diversão para os pequenos

ALTANAKA/SHUTTERSTOCK
Brincadeiras na praia estimulam o desenvolvimento dos sentidos da criança

Ir à praia, ver o mar e tomar uma água de coco é um programa que agrada a muitas pessoas. Você sabia que esse passeio também pode ser benéfico para o crescimento das crianças? Brincadeiras com água e areia estimulam competências e auxiliam no desenvolvimento de áreas como a coordenação motora.

A psicóloga infantil Manuella Bayma afirma que, por ser um passeio a um local diferente a que as crianças estão acostumadas no dia a dia, como shoppings e lugares fechados, a praia pode representar novas experiências em contato com a natureza e ar livre para os pequenos. "A praia é um ambiente de modo geral muito relaxante, devido ao encontro com o mar, o sol, os alimentos diferentes a que temos acesso. É uma experiência diferente que, por si só, já é uma novidade para essa criança", defende.

O contato com a areia e a água trabalha a criatividade da criançada e também estimula os sentidos. Segundo Manuella, os dois elementos "são recursos terapêuticos utilizados na clínica, de acordo com a demanda, com crianças ansiosas e com crianças que apresentam sintomas depressivos, por exemplo. Quando a criança brinca na água e na areia, isso acaba contribuindo para o bem-estar, para a diversão e para acalmar e liberar a ansiedade dela".

As brincadeiras à beira-mar, como os jogos com bola e construção de castelos de areia ajudam a fortalecer outras habilidades. "Atividades nas quais são utilizadas as motricidades fina e global auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora e da concentração. Quando essa atividade é associada a um momento prazeroso, a um bem-estar psíquico, os ganhos são ainda maiores: a criança se desenvolve física, emocional e cognitivamente", detalha a psicóloga.

Cuidados necessários

Para além dos benefícios em prol de potencialidades da criança, um passeio na praia também traz vantagens para a saúde. Um deles é a ativação da vitamina D, que melhora a absorção de cálcio. Para aproveitar o programa sem comprometer a saúde, a recomendação dos especialistas é de que a exposição solar seja feita sempre com uso do protetor solar específico para os pequenos — FPS 30, no mínimo — evitando o horário entre 10 e 16 horas. Roupas fotoprotetoras e muita água para hidratá-los também são bem- vindos. Agora que você já conhece os benefícios da praia para a criançada, que tal aproveitar o feriadão e o Dia das Crianças para fazer esse passeio? (O Povo - é parceiro de oxereta.com)