SALITRE E AQUIRAZ

Para comemorar o Dia das Crianças, projeto distribui 800 livros para bibliotecas comunitárias

Reprodução
Para comemorar o Dia das Crianças, projeto distribui 800 livros para bibliotecas comunitárias

Por meio de uma ação simples, o Projeto Baú de Leituraleva para as crianças histórias e experiências lúdicas ao doar baús cheios de livros para bibliotecas comunitárias Pastoral da Criança, no município de Salitre, e Tapera das Artes, em Aquiraz. A entrega iniciou nesta segunda-feira (9), e deve se estender até esta quarta-feira, 11.

Ao todo, serão entregues 800 livros, acompanhados de contação de histórias. A iniciativa conta com o apoio da Enel Distribuição Ceará, por meio da Lei do Mecenato Estadual – Secult/Ce.

“O baú é a novidade que chega para as crianças com páginas coloridas e cheias de aventuras e conhecimento. Quando chegamos às comunidades, as crianças logo na entrega do acervo já ficam abrindo os livros com muito entusiasmo. Isso é algo precioso para elas, é notório para quem observa.”, explica o coordenador do projeto, Almir Mota.

A entrega dos livros para a Biblioteca Comunitária Pastoral da Criança vai ser realizada na Biblioteca Pública Menezes Pimentel, no Centro de Fortaleza, e logo depois repassada para o município de Salitre.

O Baú de Leitura tem contribuído com as atividades de bibliotecas comunitárias. Durante os 12 anos de atividade, o projeto já entrou 364 Baús de Leitura, resultando em uma média de 145.600 livros por todo o Estado. Até o momento, 12 bibliotecas foram beneficiadas pela iniciativa, mas a meta é entregar livros para mais de 15 equipamentos comunitários para atingir um total de 6 mil livros.

Para a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Movamu´s (Movimento de Valorização das Mulheres), Clara Silveira Fernandes, a iniciativa contribui para a inclusão social de crianças e também na discussão sobre a violência contra mulher, cidadania, respeito entre outros assuntos.

“Atualmente, temos um acervo de 700 livros na biblioteca, que vai da literatura à pesquisa e títulos infanto juvenis. É um ponte fundamental para o crescimento e formação de novos cidadãos”, ressalta Clara.

As bibliotecas atendidas pelo projeto estão cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado. Para realizar o cadastro, basta solicitar pelo e-mail: bcomunitariasce@gmail.com ou por meio dos telefones (85) 3101-2546 ou 3101-2547. (Tribuna do Ceará)