TURISMO NO CEARÁ

Turistas prolongam estada no Ceará após o Réveillon

O roteiro turístico dos que visitam o Estado passa por Praia do Futuro, Beira-Mar, Beach Park, Morro Branco, Praia das Fontes, Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara. Comércio e serviços aproveitam para elevar vendas

Reprodução
Além das praias turistas também buscam lembranças para parentes e amigos / Jericoacoara - foto - (interna) e Paracuru (externa)

A expectativa de muito sol e mar fez muitos turistas permanecerem no Ceará após o período do Réveillon. Primeiro em Fortaleza e depois para as praias do Estado é por onde passam os visitantes nacionais e estrangeiros. O roteiro turístico passa por Praia do Futuro, Beira-Mar, Beach Park, Morro Branco, Praia das Fontes, Cumbuco, Canoa Quebrada e Jericoacoara. Os setores de comércio e serviços, com barracas, bares e restaurantes lotados, comemoram a movimentação.

A paranaense Grazielle Barizon, 40, é técnica administrativa e veio pela primeira vez a Fortaleza, junto a uma excursão de 34 pessoas. Chegou quarta-feira, 3, e fica até dia 11 na Cidade. A programação inclui passeio em Canoa Quebrada, Morro Branco, Cumbuco e dois dias em Jericoacoara. Em Fortaleza, ainda vão conhecer o Mercado Central e o Pirata Bar. “Estou de férias e a expectativa é de muito sol. No Paraná, chove há 15 dias direto”, afirma.

De volta à terra natal, a cearense Amilda Maia, 53, mora há 20 anos em Juiz de Fora (MG) e se considera praticamente uma turista. Ela costuma dividir as férias entre Fortaleza e Rio de Janeiro. Chegou com o filho Arthur, 11, em dezembro e fica até 20 de janeiro. Na lista de destinos, estão Morro Branco, Praia das Fontes e Cumbuco. “Espero passear bastante, rever família e amigos”, diz.

Se continuar com fluxo intenso de turistas na Capital, o gerente da Só Sol, Nonato Teixeira, espera alta de 100% nas vendas até o Carnaval. Ele afirma que, desde o Natal, o movimento na barraca está “bombando”. “Daqui, os estrangeiros estão indo para Jericoacoara e Canoa Quebrada. Aqui vêm muitos de São Paulo”, observa.

Receita para o Estado

Até 31 de janeiro, o Ceará deve receber em torno de 825 mil turistas. O dado é da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), considerando o período de 15 de dezembro de 2017 até 31 de janeiro deste ano.

O número de visitantes representa 6,2% a mais do que o período anterior. O gasto per capita médio dos turistas é de R$ 2.550, o que deve gerar R$ 2,1 bilhões de receita para o Estado.

De acordo com Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), a estimativa para janeiro é alcançar a mesma taxa média de ocupação de 2017, que foi de 81%, podendo o índice chegar a 85%.

Entre os turistas recebidos durante o ano, Eliseu aponta que 96% ainda são brasileiros, com destaque para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Manaus e a região Nordeste como um todo.

“O turismo internacional ainda vai aumentar, principalmente agora, com os voos da Air France-KLM”. Segundo ele, dezembro encerrou com 67% de ocupação, atingindo 95% na época do Réveillon.(O Povo - é parceiro de oxereta.com)


BARRACAS

Giro no litoral

1) O Beach Park foi um dos locais visitados pelo O POVO que se destacou pela presença grande de turistas e cearenses em plena tarde de quinta-feira 2) A Beira-Mar também estava com boa movimentação de visitantes nacionais e internacionais.