CICLO CARNAVALESCO

Distribuído em 10 polos, Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começa amanhã

Luxo da Aldeia abre a programação oficial dos festejos à espera do Carnaval. Entorno de principais locais de festa terá bloqueios de trânsito. Frota de ônibus para a Praia de Iracema será reforçada

Arte - O Povo
Distribuído em 10 polos, Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começa amanhã

Apresentação do bloco Luxo da Aldeia, amanhã à noite, na Praça do Ferreira (Centro), será o marco da abertura oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza. A partir deste fim de semana, a folia se espalhará por dez polos na Cidade: Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Polo de Lazer da Sargento Hermínio, Largo Luís Assunção, Benfica, Monsenhor Tabosa e Praça do Ferreira.

O tema deste ano é “Iracema Meu Amor”. Serão homenageados o artista plástico Descartes Gadelha e o primeiro bloco de Pré-Carnaval de Fortaleza, o Periquito da Madame.

A cada fim de semana, equipes da Guarda Municipal e mais 294 policiais militares (PMs) distribuídos entre os polos comporão o esquema de segurança das festas.

Para coibir casos de assédio, a Prefeitura promete realizar ações educativas, contando com o apoio das Coordenadorias da Diversidade Sexual e da Mulher e do efetivo de segurança destacado para o Ciclo Carnavalesco.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará 120 agentes para controlar a circulação no entorno dos principais eventos, coibindo o estacionamento irregular e efetuando bloqueios provisórios (veja o mapa). O acesso de moradores e hóspedes será garantido, sendo recomendado apresentar comprovante de endereço aos agentes da AMC nos postos de bloqueio. Os veículos com passageiros com necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.

A partir das 15 horas de cada sábado, mais 15 ônibus reforçarão a frota até o final das festas. O entorno da Praia de Iracema, normalmente atendido por 23 linhas, terá mais cinco, saindo dos terminais de Antônio Bezerra, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira. O itinerário dos ônibus será desviado de acordo com os bloqueios da AMC. O embarque e desembarque se concentrará nas avenidas Rui Barbosa e Monsenhor Tabosa (a partir da Ildefonso Albano) e nas ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo.

A limpeza dos polos será feita antes e depois dos eventos por uma equipe de 98 garis. Integrantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) também atuarão durante o Ciclo Carnavalesco. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


Saiba mais


Polos do Ciclo Carnavalesco


- Praça do Ferreira

- Mercado dos Pinhões

- Mercado da Aerolândia

- Mocinha

- Aterrinho da Praia de Iracema

- Passeio Público

- Polo de Lazer Sargento Hermínio

- Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior)

- Benfica

- Monsenhor Tabosa


Serviço


Confira a programação do Ciclo Carnavalesco acessandobit.ly/programacaoprefortaleza