CARNAVAL 2018

Alegria. Folia na rua

Com programação dividida em nove polos oficiais, primeiro dia do Ciclo Carnavalesco em Fortaleza estimulou os foliões a ocupar espaços públicos para fazer a festa

Mateus Dantas - O Povo
Alegria. Folia na rua

É até difícil afirmar que a folia em Fortaleza “começou” ontem, 10, no primeiro dia de programação do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura. Depois da Cidade ficar marcada por diversos eventos pré-carnavalescos — entre os independentes e os oficiais — ao longo do mês de janeiro e no primeiro fim de semana de fevereiro, é mais correto dizer que a folia “seguiu” até atingir seu ápice natural, o Carnaval.

Com programação espalhada por nove polos — Aterrinho, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes, Mercado Joaquim Távora e Benfica —, a festa abraçou, em especial, a ocupação de ruas e praças.

Pela manhã, no Passeio Público, a jornalista Fabiana Moura e o advogado Carlos Chagas puderam levar mais uma vez o filho Luís Eduardo, de 3 anos, para a programação voltada aos pequenos — ele participa da folia desde os seis meses de idade. “Nós gostamos de Carnaval de rua e também queremos que ele conheça, desde cedo, a Cidade”, defendeu Fabiana.

Já no Benfica, a programação das 13 horas na Praça da Gentilândia foi a apresentação à folia da pequena Ana Sofia, também de 3 anos. “A gente mora próximo daqui, mas é nossa primeira vez no Carnaval da praça. Como não viajamos, vim curtir com a criança”, explicou Carol Maciel, mãe de Ana, que, fantasiada, se divertia com espuma. “Está super tranquilo. Se Deus quiser vamos curtir amanhã aqui também”.

A boa presença do público em polos que tinham programações “concorrentes” também foi um destaque. Já entrando na tarde do sábado, enquanto o Luxo da Aldeia se apresentava para uma Praça da Gentilândia lotada, o Mercado dos Pinhões recebia a apresentação do bloco As Damas Cortejam, que fazia a festa para o público presente dentro da estrutura do equipamento e nas ruas do entorno. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)