JERICOACOARA

Jeri deve atrair 60 mil visitantes

O Réveillon de Jericoacoara atraiu famosos, turistas estrangeiros e brasileiros. Em dezembro, foram 100 mil visitantes, segundo a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. De janeiro a fevereiro, são esperadas até 60 mil pessoas. no entanto, problemas com queda de energia levantam questionamentos sobre a capacidade de a vila de receber muitos turistas.

Segundo Ary Leite, procurador geral do município de Jijoca de Jericoacoara, a queda de energia se deu pelo aumento da carga energética ocasionada pela lotação dos estabelecimentos, que ficaram com quase 100% de ocupação. O procurador explica que a Prefeitura acompanhou o problema e notificou a Enel Distribuição Ceará para que o problema fosse resolvido.

Segundo o diretor do grupo Casa na Praia, Gerardo Sztycberg, os hotéis Casa na Praia e Casa de Areia tiveram um prejuízo de, no mínimo, R$ 20 mil em devolução de diárias, além de três aparelhos de ar-condicionado queimados e comidas estragadas. Ele afirma que, no dia 31 de dezembro, a energia caiu 15 minutos antes da virada e não retornou até 16h do dia 1º de janeiro de 2018. Já na Pousada A Casa é Sua, o proprietário Jeferson Czezacki diz que, no fim do ano, a energia faltou às 19h e voltou às 5h.

A Enel informa que “as interrupções do fornecimento de energia registradas nos últimos dias em Jijoca de Jericoacoara foram ocasionadas por ligações irregulares”. A empresa esclarece que alguns estabelecimentos comerciais têm realizado ligações sem autorização da distribuidora, provocando sobrecarga na rede.

“A distribuidora está com equipes atuando na localidade com ações de manutenção corretiva e preventiva na rede elétrica. A empresa também está notificando alguns estabelecimentos comerciais da região a se adequarem às normas técnicas e solicitar formalmente a mudança de carga adequada para cada cliente. Caso isso não ocorra, esses clientes poderão ser desligados da rede da Enel”, afirma em nota.(O Povo - é parceiro de oxereta.com)