TURISMO

Jeri no topo do ranking do Ministério do Turismo

Embratur
Pedra Furada. Vale a pena ir uma vez lá

Jijoca de Jericoacoara (CE) alcançou o topo do ranking do turismo nacional, conforme a nova categorização do Ministério do Turismo.

O dado identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.

Compõem a cesta de critérios o crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, o número de estabelecimentos formais de hospedagem e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional.

Jericoacoara era categoria B, em 2015.

Em junho de 2017 entrou em operação o Aeroporto Regional de Jericoacora, no vizinho município de Cruz.

O Ceará tem 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados da seguinte maneira, segundo o Ministério: A (02), B (06), C (20), D (43) e E (03).

CATEGORIZAÇÃO

A partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’.

De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.

Ao todo, 189 subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo.

A portaria 39/2017 do MTur define que somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)