COMBUSTÍVEL

Gás natural - energia para um futuro mais sustentável

O gás natural é um combustível originário de matéria orgânica sedimentar e costuma ser encontrado na natureza de forma isolada ou associado ao petróleo e ao xisto. Também pode ser obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de lixo e esgoto, sendo nesse caso um combustível renovável. Pela sua versatilidade, é utilizado para geração de energia em indústrias, veículos, comércios e residências.

Diversos estudos apontam o gás natural como a fonte de energia da transição para um futuro mais limpo, de baixo carbono, substituindo o carvão das termelétricas, com redução de emissões da ordem de 50%, e os combustíveis líquidos derivados do petróleo, com redução de emissões da ordem de 20%.

Na matriz energética, o gás natural é complementar àquelas fontes renováveis, como a eólica, a solar e a hidrelétrica. O gás natural tem grande flexibilidade para ser suprido e capacidade de oferecer maior segurança operacional para compensar a sazonalidade de sistemas baseados nessas fontes renováveis.

No âmbito da Cegás, a produção e a distribuição do gás natural são regulados, respectivamente, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e pela Agência Reguladora do Estado do Ceará – Arce. Este modelo de regulação objetiva que os benefícios de economicidade, segurança e sustentabilidade ambiental alcancem mais rapidamente os consumidores cearenses.

O Estado do Ceará tem buscado ativamente esse futuro mais sustentável propiciado pelo gás natural. Através da sua Companhia de Gás do Ceará – Cegás, vem pesquisando novas fontes de gás natural renovável (GNR), como os aterros sanitários. É com esse espírito inovador que a Cegás começa em abril, de forma pioneira no País, a distribuição do GNR na sua rede, sendo a Cerbras o primeiro cliente industrial de gás natural renovável canalizado do Brasil. Esse projeto é fruto da parceria com a iniciativa privada, para captação e filtragem do biogás do aterro sanitário da Região Metropolitana de Fortaleza. Além disso, o Estado do Ceará concede tratamento tributário diferenciado para o GNR. É o Ceará realizando um desenvolvimento cada vez mais sustentável.



Hugo Figueirêdo

[email protected]

Presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás)