PSDB E PT

Julgamentos demarcam novo momento para PSDB e PT

Partidos que venceram as últimas seis eleições presidenciais, PT e PSDB aguardam decisões judiciais cruciais entre terça e quarta-feira.

Amanhã, a 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decide se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o senador Aécio Neves (PSDB), a irmã dele, Andréa Neves, e mais duas pessoas. Um dia depois, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decide os embargos dos embargos de Lula. Encerra assim a tramitação do processo na segunda instância.

No caso de Lula, o resultado é tão líquido e certo quanto pode ser no Judiciário: o recurso será rejeitado. Então, a defesa recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em nova etapa do processo. Quanto a Aécio, a questão não é tão clara. A 1ª turma é considerada mais rigorosa com réus no STF e tende a aceitar a denúncia. Se isso acontecer, O tucano vira réu.

O senador é acusado de pedir e obter do empresário Joesley Batista propina de R$ 2 milhões. Ele também foi denunciado por obstrução da Justiça, ao tentar atrapalhar a operação Lava Jato. Consta na denúncia a gravação do diálogo entre Aécio e o empresário Joesley Batista, da Friboi, na qual é combinada a entrega das malas de dinheiro. O senador diz coisas como: “(O portador) tem que ser um que a gente mata antes de fazer delação”.

Lula é o símbolo do PT e Aécio é o tucano mais enrolado em denúncias. Os julgamentos desta semana, então, tendem a iniciar nova etapa na crise para os dois partidos.

DECISÕES NA JUSTIÇA

Lula é o símbolo do PT e Aécio é o tucano mais enrolado em denúncias. Os julgamentos desta semana, então, tendem a iniciar nova etapa na crise para os dois partidos. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)