CONGRESSO RTI

Estado é o segundo em conexão banda larga do Nordeste

Com o hub de telecomunicações, o Ceará apresenta avanços nos provedores de internet e data center

Divulgação
Estado é o segundo em conexão banda larga do Nordeste

Com o crescimento de mais de 22,35% em fevereiro deste ano, o Ceará é o segundo estado com mais acessos à internet banda larga da do Nordeste, seguido da Bahia. São mais de 740 mil casas conectadas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Um total de 45% da população cearense tem a modalidade de conexão em casa. Já 28% compartilha a internet com vizinhos, segundo levantamento anunciado pelo gerente da Anatel, Gilberto Studart, durante os congressos simultâneos RTI de Provedores de Internet e Data Centers, na tarde de ontem, em Fortaleza.

Nos últimos 12 meses, houve um acréscimo de 135,22 mil residências cearenses com a conexão. Liderando, a Bahia tem mais de 912 mil acessos. Já Pernambuco aparece em terceiro lugar, com número de pontos fixos superior a 536 mil.

Somados aos outros estados, o Nordeste corresponde a 20,04% de acessos no Brasil. Para Sturdart, o Ceará ganhou fôlego com o cabos submarinos implementados pela Angola Cables, multinacional angolana, que incrementa a rede de fibra óptica do Cinturão Digital (CGC), do Governo do Estado.

O CGC é responsável por levar internet em alta velocidade a mais de 100 municípios e deve alcançar todo Estado até 2019. Na prática, o sistema leva conexão por meio de fibra óptica com a fixação em postes da rede de transmissão de energia elétrica de alta-tensão (69 KV), da Enel.

“Fortaleza tem uma penetração grande de várias empresas de destaque nacional. Há um atendimento grande e, em breve, esperamos que todos os 184 municípios sejam atendidos”, declarou durante palestra. O evento tem como palco o Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, e contou ainda com a presença de Américo Tristão Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência e outros convidados. (O Povo - é parcceiro de oxereta.com)


SERVIÇO

7º Congresso RTI de Provedores de Internet e 9º Congresso RTI de Data Centers

Quando: Até hoje, das 9h às 18h
Onde: Hotel Praia Centro, avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema