FORTALEZA

Vacinação contra polio e sarampo continua até sexta; cinco locais abrem hoje

Evilázio Bezerra/O POVO
Lyz, de 5 anos, foi vacinada ontem no terminal do Papicu

Ampliada até a próxima sexta-feira, 14, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, tem pontos de imunização abertos hoje na tentativa de atingir a meta de 95% do público-alvo crianças acima de um ano e menores que cinco. Fortaleza já aplicou 117.551 (84,99%) vacinas contra a pólio e 119.124 (86,12%) da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, segundo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

De acordo com o SIPNI, o Ceará atingiu a meta nacional de imunização. Até a tarde de ontem, o Estado estava com 491.298 doses aplicadas contra a poliomielite (96,49%), e com 492.801 vacinas aplicadas contra o sarampo (96,78%). A meta da campanha era alcançar uma cobertura de pelo menos 95% das crianças na faixa etária do público-alvo no Ceará, o que representa 483.724 vacinações.

Hoje, os postos de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e Messejana, no bairro homônimo, estão abertos para a vacinação. Os shoppings RioMar, no Papicu, e Iguatemi, no Edson Queiroz, além do Circo Marcos Frota, na Praia de Iracema, também contarão com equipes de imunização.

Durante o dia de ontem, na Central de Distribuição de Medicamentos do Terminal do Papicu, a demanda foi menor do que na semana. "A gente teve um pouco de dificuldade porque é sábado e teve o feriado. Na semana o movimento é maior por conta das aulas. Mas a gente ainda está conseguindo captar algumas crianças", contou Silvana Rocha, enfermeira. Neste sábado as equipes estiveram nas Centrais de Distribuição de Medicamentos nos Terminais, praças, shoppings, supermercados, circo, postos de saúde e outros espaços públicos.

Silvana explica que a principal dúvida dos pais é a possibilidade de reação e a necessidade do cartão de vacina. "Toda criança pode ter alguma reação, mas na tríplice viral não é comum. E a gente avisa que não precisa do cartão e dá o papel preenchido que eles devem anexar ao cartão", explica. Fernanda da Silva, 39, aproveitou a manhã de sábado para levar Maria Eduarda, 3, para ser imunizada. "Eu escutei no rádio e vim preparada para vacinar", conta. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)



Confira os locais de vacinação em Fortaleza



Hoje

Circo Marcos Frota (Av. Monsenhor Tabosa - Praia de Iracema/ Em frente ao Sebrae): das 16 às 19h;

Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607 - Centro): das 8 às 16h30min;

Shopping Rio Mar (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu): das 12 às 19h;

Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz): das 12 às 19h;

Posto de Saúde Messejana (Rua Guilherme Alencar, s/n - Messejana): das 8 às 16h30min.



DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA

Local: Postos de saúde da Capital

Horário: das 7h30min às 18h30min



Lista completa:

https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/saude/servico/65