TURISMO

Com hub, vendas em agências de turismo da Capital sobem 20%

Expectativa da Atout France é dobrar o número de turistas brasileiros na França até 2025

Mauri Melo - O Povo
Evento reuniu agentes de viagens do Brasil e França Mauri Melo

Desde que o hub da Air France-KLM/Gol foi anunciado, há um ano, a venda de pacotes turísticos para a Europa pelas agências de viagem de Fortaleza já cresceu 20%, de acordo com empresas do setor. A expectativa da Atout France, órgão oficial de promoção do Turismo na França, é avançar ainda mais e chegar a 2025 com mais de 1,5 milhão de turistas brasileiros no País por ano.

O quantitativo seria o dobro do que é hoje, segundo a diretora da Atout para América do Sul, Caroline Putnoki. "Temos muitos nichos a serem trabalhados, e o Brasil tem um potencial enorme que muitos mercados não têm. A conectividade aérea entre a França e Fortaleza é uma grande oportunidade", afirma.

O órgão, em parceria com a Air France, está investindo R$ 1 milhão em publicidade no Brasil. Não à toa, nos últimos três dias, Caroline e mais 37 expositores de produtos turísticos franceses estiveram em Fortaleza com representantes do trade turístico brasileiro para capacitá-los para vendas de outros destinos europeus.

Dentre os produtos destacados durante o "Encontro à Francesa", realizado no Hotel Gran Marquise, estavam os roteiros gastronômicos e os vinhedos da região de Borgônia; as praias paradisíacas das Ilhas de Tahiti; e os museus e castelos de Centro-Vale do Loire, a uma hora de Paris, e que em 2019 terá mais de 500 eventos relacionados aos 500 anos do Renascimento.

A diretora da Panamérica Turismo, Suely Melo, diz que Paris é e sempre será a "cereja do bolo", mas há interesse por toda a Europa. Conta que, com o início das operações do hub, em maio, a demanda em Fortaleza por pacotes na Europa cresceu 20% na agência, mesmo com o câmbio mais elevado.

A diretora da M3 Turismo, Márcia Pinheiro, também aponta crescimento de 20% neste ano com os novos voos, destacando que o contato direto com os agentes franceses é fundamental para otimizar as operações.

O evento também teve o objetivo de fomentar novos negócios entre os operadores franceses e brasileiros. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


MERCADO

Empresas de outras capitais do Nordeste também estão mirando nos voos da Air France e KLM para impulsionar as vendas de pacotes, como é caso da Voltur Operadora de Turismo, de Recife