SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Ceará tem agora o Dia Oficial do Kitesurf e do Kitesurfista. Regata de São Pedro, do Pecém, entra no calendário de eventos do Estado

Frente e Verso
Está no documento publicado na última edição do Diário Oficial do poder executivo, que circulou ontem, dia 9.

Governador Camilo Santana sancionou a Lei 16.586, de 05/07/2018, que institui o Dia Oficial do Kitesurf e do Kitesurfista no Estado do Ceará, a ser comemorado, anualmente, no dia 1.º de agosto.

A lei em referência é originária de Projeto de Lei 58/18, de 07/03/2018, da iniciativa do deputado Joaquim Noronha.

Justifica o parlamentar que a oficialização e inclusão, no calendário oficial do Estado do Ceará, do "dia do Kitesurf e do Kitesurfista objetiva de incentivar o seu desenvolvimento, estimular o esporte e o turismo, conscientizar de sua importância e homenagear a prática desta modalidade esportiva bem como os atletas, ainda salientar a sua importância econômica para cidades do Ceará, principalmente as litorâneas".

"O Ceará tem destaque quando se fala na prática de kitesurf, pois possui todo o litoral com ótimas condições de vento e ondas para do Esporte.

"Este esporte vem trazendo renome ao Ceará e gerando verdadeira revolução no desenvolvimento do Estado aliando esporte, cultura e turismo.

"A visibilidade trazida ao Ceará pelo kitsurf vem atraindo cada dia mais praticantes que impactam diretamente no crescimento do turismo estadual e nacional, gerando grandes frutos, como a implantação de hotéis, pousadas, restaurantes, empresas especializadas na área de turismo e comércios em geral. Além de termos as condicões ideais para a prática do kitsurf também vem trazendo frutos na formação de kitsurfistas profissionais trazendo orgulho ao Ceará, como é o caso do atleta cearense, revelado em Caucaia-CE, Carlos Mario, também conhecido como “BB”, que se sagrou bicampeão mundial (2015,2016)". (O projeto não contextualiza a data da efeméride, 1.º de agosto.)


Regata do Pecém é evento oficial

O Diário do governo do Ceará de 09/07/2018 traz ainda, entre outros atos oficiais, a Lei 16.591, de 05/07/2018, que inclui a Regata de São Pedro, do distrito de Pecém (município de São Gonçalo do Amarante), no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará. O projeto é da autoria da deputada Bethrose Fontenele Araújo. (Frente e Verso)