FURACÃO FLORENCE

Furacão chega à costa dos EUA

Chip Somodevilla/AFP
Na Carolina do Norte, furacão causou alta do rio Neuse

O furacão Florence começou a atingir, ontem, a costa leste dos Estados Unidos com ventos e chuvas torrenciais, que, segundo as previsões, podem causar alagamentos catastróficos. A principal estimativa é de que o olho do Florence chegue ao continente na tarde da hoje, pairando sobre a costa no sábado.

A enorme tempestade ficou mais fraca de categoria 5 para 2 na escala Saffir-Simpson , mas as autoridades advertiram dos riscos dos potentes ventos de 165 km/h e as chuvas torrenciais. "Só porque a velocidade do vento diminuiu, a intensidade da tempestade baixou para dois, por favor não baixem a guarda", advertiu Brock Long, diretor federal da Agência Federal para o Manejo de Emergências. "O furacão #Florence desacelera à medida que se aproxima da costa e avança por terra. Isso vai provocar inundações extremamente perigosas", assinalou o organismo de emergências.

Perto da área costeira, os ventos já eram notados ontem, e a localidade de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, estava praticamente deserta.



(das agências)