ROTEIRO

Com mostras e festivais, confira a programação gratuita desta semana em Fortaleza

Artistas locais, nacionais e internacionais estarão na cidade em uma agenda cultural diversa

André Melo/Divulgação
Com mostras e festivais, confira a programação gratuita desta semana em Fortaleza

Teatro, circo, música, cinema e diversas atividades culturais fazem parte da agenda de Fortaleza até o próximo domingo, 11. Com programação para diversas idades e para os mais variados gostos, o Vida&Arte selecionou um roteiro de eventos gratuitos disponíveis para o público de Fortaleza nesta semana. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)

Confira:

Festival Sesi Bonecos do Mundo

Até o domingo, 11, Fortaleza recebe a 15ª edição do Festival Sesi Bonecos do Mundo, um dos mais importantes eventos destinados a arte de teatro com bonecos. Com programação inteiramente gratuita, o fim de semana recebe espetáculos diversos no Centro Dragão do Mar. Entre os destaques do sábado e do domingo estão apresentações como “Aladim”, de The Forman Brother’s Theatre da República Tcheca, e “Música de Brinquedo 2”, da banda mineira Pato Fu.
Quando: sábado, 10, e domingo, 11
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Gratuito

Mostra de Teatro Mote

Em sua primeira edição, a Mostra de Teatro Mote traz espetáculos, performances, oficinas e debates voltados para as artes cênicas com programação gratuita. De quarta, 7, a sexta-feira, 9, o Porto Iracema recebe peças como “Despejadas”, do grupo Nóis de Teatro, e oficinas com “Performance Urbana Nômade” com Eduardo Bruno. As atividades acontecem das 14 às 21 horas.
Quando: de quarta-feira, 7, a sexta-feira, 9, das 14 às 21 horas
Onde: Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)
Gratuito


Festival Internacional do Circo no Ceará

A partir da quinta-feira, 8, até o domingo, 11, a Capital recebe diversas atrações nacionais e internacionais da arte circense no Festival Internacional do Circo no Ceará. Diversos espaços da Cidade recebem a programação, com artistas de vários estados brasileiros e de fora do País. Entre as atrações, o destaque vai para o norte-americano Avner Eisenberg, que abre o festival em Fortaleza com o espetáculo “Exceções à Gravidade” no Teatro São José na quinta-feira, 8, às 20 horas.
Clique aqui para ver a programação em Fortaleza.
Quando: de quinta, 8, a domingo, 11
Onde: Escola de Circo Respeitável Vida (Condomínio Espiritual Uirapuru - Castelão), Circo Escola Bom Jardim (rua 3 Corações, 762 - Granja Lisboa), Teatro São José (rua Rufino de Alencar, 299-327 - Centro), Praça do Ferreira e no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro)
Gratuito

Corredor Cultural do Benfica

A terceira edição de 2018 do Corredor Cultural do Benfica domina a avenida da Universidade neste domingo, 11, com atividades diversas para as mais variadas idades. O Palco Red Bull Music Sessions, que levou artistas locais para tocar no evento na edição do último mês, volta a acontecer em novembro. Ainda dentro das atrações musicais, a Concha Acústica recebe nomes como Casa Caiada, New Funk, Damas Cortejam e Silvero Pereira, que apresenta o espetáculo “Silvershow”. Feiras, brincadeiras, atividades físicas e outros eventos acontecerão durante o Corredor.
Quando: domingo, 11, a partir das 8 horas
Onde: nos arredores da Reitoria da UFC (avenida da Universidade, 2853 - Benfica)
Gratuito

Foto: Marcela Bonfim/Divulgação

Exposição Reconhecendo a Amazônia Negra
O trabalho fotográfico de Marcela Bonfim está em cartaz com entrada gratuita na Caixa Cultural Fortaleza. No total, 55 fotografias fazem parte da mostra, retratando culturas, tradições e religiões do povo negro na região amazônica do País. As visitações acontecem de terça a sábado, das 10 às 22 horas, e no domingo, das 12 às 19 horas.
Quando: até 23 de dezembro
Onde: Caixa Cultural Fortaleza (avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema)
Entrada Gratuita

Mostra Percursos

Em sua oitava edição, a Mostra Percursos, que reúne trabalhos dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, faz exibições gratuitas de filmes no Cinema do Dragão nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Nesta edição, o evento também fará uma Mostra Instalativa na Sem Título Arte, tratando as possíveis fusões do cinema com outras expressões artísticas. O encerramento do evento acontecerá com a tradicional festa Percalços, que acontece às 22 horas no bar Lions, na Praça dos Leões.
Quando: de 8 a 10 de novembro
Onde: Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); Sem Título Arte (rua João Carvalho, 66 - Aldeota) e bar Lions (rua General Bezerril, 376 - Centro)
Entrada Gratuita

Feira La Grue

Comemorando quatro anos de funcionamento, a feira de alternativa La Grue prepara uma edição especial, agora com entrada gratuita. São mais de 40 expositores do mercado criativo autoral da Cidade, reunindo marcas de moda, design, decoração e gastronomia. Montada no Órbita Bar, a feira também conta com palestras, oficinas e a apresentação musical de bandas e DJs.
Quando: domingo, 11, a partir das 15 horas
Onde: Órbita Bar (rua Dragão do Mar, 207 - Praia de Iracema)
Entrada Gratuita