NESTA QUARTA, 07

Bem além do picadeiro

Festival leva a arte circense para Fortaleza, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Canoa Quebrada

Divulgação
Bem além do picadeiro

A arte circense invade Fortaleza nesta semana. É que a 5ª edição do Festival Internacional de Circo do Ceará chega a Capital nesta quarta-feira, 7, e segue até o dia 11 de novembro. O evento é totalmente gratuito e conta com mais de 80 atrações estarão presentes ainda em outros quatro municípios: Sobral, Canoa Quebrada, o Gonçalo do Amarante e Paracuru.

Sendo um dos grandes responsáveis por difundir a variedade do circo no Estado, as atrações tradicionais dividem o picadeiro com o circo contemporâneo, com a arte de rua e com artistas de todo o mundo. Misturando apresentações em espaços convencionais em intervenções pela Cidade, o festival também desenvolve o Programa Luz do Picadeiro, oferecendo formação técnica sobre o circo por meio de oficinas, palestras, seminários e atividades.

Para Ângelo Márcio, diretor e um dos idealizadores do festival, a ideia de produzir o evento surgiu como um meio de desenvolver a arte circense no Ceará, que consegue oferecer ao público a oportunidade de apreciar e alimentar sua formação na área. "Temos atrações para todos os gostos, de oficinas no Programa Luz do Picadeiro a projetos que integram circo e escola, tudo para tornar a construção dessa arte algo além da diversão", afirma.

Dentre as atrações internacionais, Avner Eisenberg é o responsável por abrir o festival. O norte-americano que atuou no filme A Joia do Nilo (1985) participará de uma conversa sobre Palhaçaria e Performances Excêntricas, nesta quarta-feira, 7, no Teatro São José. No mesmo local, o artista apresenta o espetáculo Exceções à Gravidade, em que os limites entre perder e ganhar são questionados, em uma história sobre quem não consegue se enquadrar nas normas da sociedade e se vê como um perdedor nato. O espetáculo será amanhã, 8, às 20 horas.

José de Abreu Brasil, mais conhecido como Palhaço Pimenta, considerado Tesouro Vivo da Cultura Cearense pelos seus 55 anos de dedicação ao circo, também estará nesta edição. O artista se apresenta no dia 9, às 18 horas, no Cineteatro São Luiz. Natural de Canindé, o inicio de sua trajetória foi como porteiro no Grande Circo Uiara. O interesse pela arte circense foi tamanho, que Pimenta decidiu fazer do picadeiro seu local de trabalho. Com a proposta de sempre se renovar e "fazer o público rir", Mestre Pimenta destaca a importância desse crescimento cultural para o Estado.

Representando a arte cearense fora dos palcos convencionais, o grupo As 10 Graças de Palhaçaria estará na Praça do Ferreira no dia 10, sábado, para apresentar o espetáculo Grand Finale, que através do jogo da forca, cria um diálogo sobre a luta de se trabalhar com a Cultura. "É uma analogia a todos que vivem da cultura. O espetáculo traz críticas e denuncias sobre a importância dessa arte e o lugar do artista na sociedade", afirma David Santos, palhaço e um dos idealizadores do espetáculo.

Além das atrações internacionais, artistas e companhias de todo o Brasil também apresentarão seus espetáculos. Entre eles, a Pequena Orquestra Interativa (Poin), de São Paulo, surgida a partir da ideia de fazer um show de música instrumental em que o público possa interagir com os artistas. "Como a música é pensada para a rua, isso permite uma liberdade de interagir e propor ao público que participe da apresentação do espetáculo", diz Gustavo Finkler, músico e idealizador da Poin. Outros artistas nacionais são Tropa Trupe (RN), Bárbara Francesquine (SP), Ciro Ítalo (SP) e Duo Nigretai (RJ). (O Povo - é parceiro de oxereta.,com)


5º Festival Internacional de Circo do Ceará


Quando: 7 a 11 de novembro, em Fortaleza

15 e 16, em Sobral

17 em Canoa Quebrada

17 e 18, em São Gonçalo do Amarante

20 e 21, em Paracuru

Programação gratuita

Mais informações: www.festivaldecircoceara.com



Destaques da programação


Quarta-feira

19h - Conversa com Avner Eisenberg: Palhaçaria e Performances Excêntricas (EUA)

Classificação - Livre Local - Teatro São José



Quinta-feira

20h - Abertura: Exceções à Gravidade - Avner Eisenberg (EUA)

Classificação - Livre Local - Teatro São José



Sexta-feira

12h30 - No pingo do meio dia

Classificação - Livre Local - Praça do Ferreira

15h - Varieté ao entardecer

Intervenções

Espetáculos e Números

Classificação - Livre Local - Praça do Ferreira



Sábado

18h - Noite de Gala

POIN - Pequena Orquestra Interativa (SP)

This is Aerial silks - Maria Gabriela Rojas (ARG)

Dínamo - Bárbara Francesquine (SP)

Dentro de Dois - Duo Negretai (RJ)

Fritos Refritos - Payassos Chacovachi e Maku Fachulini (ARG)

Classificação - Livre Local - Cineteatro São Luis



Domingo

20h - Embaraçzada - Gabriela Jardim - Coletivo Quintal - Tatiana Valente - Cia Ponto

Classificação - Livre Local - Teatro São Luis