CAIXA CULTURAL

Caixa Cultura divulga projetos selecionados para programação de 2018

Em Fortaleza, o centro cultural deve receber, ao longo de 2018, atrações como Ana Cañas, Palavra Cantada e ainda exposição de Sebastião Salgado

SEBASTIÃO SALGADO -
Foto de Sebastião Salgado que compõe a exposição Êxodus / Sandra Peres e Paulo Tatit, do infantil Palavra Cantada

Os sete espaços da Caixa Cultural espalhados pelo Brasil vão receber investimento de cerca de R$ 39 milhões que serão distribuídos como patrocínio para 244 projetos selecionados em diversas linguagens artísticas.

A seleção, anunciada pela Caixa Econômica Federal, vai compor a programação das unidades da Caixa Cultural em Fortaleza, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo no período compreendido entre os meses de março de 2018 e fevereiro de 2019. Havendo interesse, a própria Caixa pode oferecer itinerância para unidades não solicitadas pelo proponente. Realizada anualmente, a seleção tem o objetivo de promover a “difusão da arte pelo território nacional e seu acesso a um maior número de cidadãos”.

Em Fortaleza

Entre os projetos selecionados para compor a programação da Caixa Cultural Fortaleza está a exposição Êxodos, que estreou há 18 anos com cerca de 60 fotografias do mineiro Sebastião Salgado, um dos grandes nomes da fotografia nacional. As imagens, capturadas em viagens realizadas por 40 países no período de seis meses, são divididas em cinco temas centrais: África; Luta pela terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de crianças. A exposição deve chegar por aqui já em março

No campo do cinema, a mostra El deseo - O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar, que já passou por capitais como Rio de Janeiro, Recife e Brasília, terá lugar em Fortaleza no mês de maio. A programação inclui todos os longas dirigidos pelo cineasta (como os clássicos Fale com ela e Tudo sobre minha mãe) e dois documentários sobre sua vida e obra.

Na música a Caixa Cultural Fortaleza deve receber apresentações de Zezé Motta (com Áurea Martins e Nilze Carvalho em A saia do samba), Serjão Loroza com seu novo projeto Loroza Brass Band (inspirado nas bandas surgidas no fim do século XIX em Nova Orleans), Clarice Assad e André Muato (com o tributo a Milton Nascimento Os sonhos não envelhecem), e a Banda Pietá.

As produtoras que tiveram projetos selecionados serão contatadas nos próximos dias pela Caixa Cultural para a formalização e efetivação do patrocínio. As datas apontadas ainda serão submetidas à confirmação.

Passos do projeto

Na fase de inscrição e proposição, foram aceitos até dez projetos por proponente nas áreas de artes visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, grafite, desenho, objeto, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias), teatro, dança, música, cinema e vivências. Cada um deles poderia ser realizado em uma ou mais cidades das que possuem sedes da Caixa Cultural.

“O perfil do programa em todo o País é realmente o da diversidade. Não privilegiamos um único segmento, mas prezamos pela abrangência de linguagens. É essa a característica da pauta da Caixa Cultural Fortaleza e em outras regiões do Brasil. Também queremos dar destaque para as produções regionais, como o Curta o Gênero e o Cine Ceará. Tem espaço para o tradicional, para o consagrado e para o novo”, explica Tiago Rezende, gerente regional da Caixa Cultural. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)



PROGRAMAÇÃO


Artes visuais

- Exposição Êxodos (de Sebastião Salgado)
- Mostra Mundo Giramundo (Teatro de Bonecos e seus processos)

- O ordinário Rafael Sica
Cinema

- 27º Cine Ceará
- Mostra El deseo -O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar

- VI Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero
Música

- A saia do samba (com Zezé Motta, Áurea Martins e Nilze Carvalho)
- Ana Cañas

- Loroza Brass Band (Ccom Sergão Joroza)
- Os sonhos não envelhecem (Tributo a Milton Nascimento)

- Palavra cantada - 20 anos
- Som & Imagem - Thiago Pethit


Teatro

- Amargo fruto - A vida de Billie Holiday
- BR-Trans

- Clarice Lispector e eu - O mundo não é chato
Vivências

Feira do Cordel Brasileiro
FliCaixa - Festa literária da Caixa