LITERATURA

Dois cearenses são indicados ao 60º Prêmio Jabuti

Íris Cavalcante e Maílson Furtado concorrem na categoria Poesia

Os escritores cearenses Íris Cavalcante e Mailson Furtado concorrem na categoria Poesia do 60º Prêmio Jabuti de Literatura. O anúncio dos finalistas foi feito na tarde de ontem, no site da premiação - que é uma das mais importantes da literatura nacional. Mailson concorre com o livro "À cidade", publicado de modo independente, e Íris com a obra "Vento do oitavo andar", publicado pela Premius Editora.

"Estou muito feliz com a indicação, pois é uma oportunidade de mostrar que uma escrita independente de uma edição independente tem qualidade de publicação e qualidade literária a ponto de concorrer em grandes palcos", diz Mailson.

Os dois cearenses vão disputar a premiação com "À sombra do Iluminado" (Pollyanna Furtado Lima), "Câmera Lenta" (Marília Garcia), "Mecânica Aplicada" (Nuno Rau), "Mugido [ou diário de uma doula]" (Marília Floôr Kosby), "Naharia" (Guilherme Gontijo), "O teatro do mundo" (Catarina Lins), "QVASI: segundo caderno" (Edimilson de Almeida Pereira) e "Ser quando" (Samarone Marinho).

"Quase todos que se arriscam como autores independentes não têm outras opções. Mas a literatura é realmente algo que me motiva, me dá prazer e me alimenta", explica Íris, que também realizou o financiamento do próprio livro.

Ela também é autora dos livros "Palavras e poesias" (2003), "O caminho das letras" (2006) e "O Sobrevivente (2010)".

O Eixo Literatura do Prêmio Jabuti tem sete categorias. Agora, os finalistas vão aguardar pelo resultado final do prêmio. Cada livro será analisado por uma comissão e vence a obra que receber a maior pontuação em sua categoria. O sigilo sobre o nome dos vencedores é mantido até o anúncio final, ainda sem data. O autora e a editora da obra vencedora de cada categoria receberão R$ 5 mil e o famoso Troféu Jabuti. Além disso, uma obra é considerada "Livro do ano" e será escolhida entre os livros vencedores das categorias que compõem os eixos literatura e ensaios. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)



JABUTI

O EIXO Literatura do Prêmio Jabuti é dividido em sete categorias: Poesia, Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil e Juvenil, Romance e Tradução