JUAZEIRO DO NORTE

Aeroporto de Juazeiro entrará no novo modelo de concessões

O aeroporto de Juazeiro do Norte integra o bloco de concessões anunciado pelo Governo Federal que será oferecido dentro de um novo modelo. No caso do Nordeste, também fazem parte dessa lista os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

Esse novo modelo, defendido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), prevê a extinção da outorga fixa, conforme anunciado na quinta rodada de concessões. A proposta para a nova rodada consiste em permitir instrumentos como a livre participação.

Ou seja: uma empresa ou um consórcio poderá comprar todos os blocos oferecidos. Dentro desse modelo, grupos que já possuem direito de exploração de outros aeroportos poderão participar da concorrência.

A vantagem, na avaliação da CNT, é a divisão do risco de demanda do governo com os novos concessionários. Outro ponto favorável: o não pagamento de outorgas nos cinco primeiros anos de contrato, dando fôlego financeiro para as companhias realizarem as obras necessárias visando a melhoria da qualidade dos serviços. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)