GRATUITO

Segunda edição do Férias na PI começa neste fim de semana, confira programação

Férias na PI reúne 19 atrações musicais em shows gratuitos de 12 a 27 de janeiro

Gabriel Quintao/Divulgação
Hermeto Pascoal se apresenta neste sábado

O trecho litorâneo localizado entre o espigão da av. João Cordeiro e a turística Ponte dos Ingleses já foi conhecido por vários nomes: de Praia do Lido, tomando para si o epíteto de um antigo restaurante local, até o recente Praia dos Crush. Tamanha diversidade só prova que a praia ainda é um dos mais acessíveis e democráticos espaços da Cidade. Para celebrar as férias de janeiro e ofertar uma programação gratuita ao público, a segunda edição do festival Férias na PI ocupa a Praia de Iracema com 19 atrações musicais diversificadas entre os próximos dias 12 e 27.

Idealizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Iracema, o evento reúne artistas como Hermeto Pascoal, Curumim, Saulo Duarte, Daniel Groove, Lenine, Duda Beat, Mulher Barbada, Felipe Cordeiro e Afrocidade, entre outros. Segundo Davi Gomes, presidente do Instituto Iracema, o intuito do festival é ser "pé na areia", com o palco voltado para o mar. "Nossa vontade é que as pessoas cheguem depois do almoço, tomem banho de mar e já fiquem para assistir aos shows", convida. Realizada em julho de 2018, a primeira edição do Férias na PI contou com Francisco El Hombre, Chico Chico e Glue Trip no line-up.

Neste fim de semana (12 e 13), os destaques da programação são o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal - único artista brasileiro premiado em categorias gerais do 19º Grammy Latino; o compositor carioca de rap e hip hop BNegão e o plural musicista paraense Saulo Duarte.

A escolha do nome de BNegão para o line-up do Férias na PI é reflexo de uma novidade: nesta edição, os coletivos locais de DJs Tertúlia Black Vândala, Fertinha e Viva la Pachanga indicaram atrações para compor a programação. BNegão foi convidado pelo Tertúlia Black Vândala, grupo existente desde fevereiro do ano passado que reúne sete discotecários e um produtor.

"A ideia de convidar o BNegão surge a partir da história dele enquanto artista. Ele é uma pessoa hoje, no Brasil, que está fazendo black music. Desde os anos 1990, trabalha com o hip hop e seguiu carreira solo depois do Planet Hemp, sempre levantando essa bandeira de vários estilos diferentes como ritmos jamaicanos, reggae, funk e soul. Ele é praticamente uma lenda viva da música brasileira e todos nós do coletivo somos muitos fãs. Será tocar com o nosso ídolo", argumenta Joaquim Sobreira, integrante da Tertúlia Black Vândala.

Já Saulo Duarte, que tomou muito banho de mar nos mares esverdeados da Praia de Iracema nos mais de 10 anos vividos em Fortaleza antes de migrar para a capital paulista, comemora "voltar para casa" e apresentar seu primeiro álbum solo: Avante Delírio (Sterns Music, 2018).

"Eu considero que o Avante Delírio é uma retomada do meu espírito nordestino. O disco quase se chama Delírio Nordestino porque era a minha vontade de retomar minhas raízes de Belém, de Fortaleza, de trazer um pouco o violão de nylon que foi o instrumento que comecei a tocar", explica o músico. No repertório do show em Fortaleza, o primeiro de Saulo em 2019, o público pode esperar um passeio pelo seu trabalho autoral ao lado da banda A Unidade.

Artista independente, Saulo comemora iniciativas gratuitas. "É época de valorizar cada show como ponto alto de celebração, de resistência, de dizer que a gente ama o que faz e fincar bandeira naquele lugar. Dentro dos nossos shows, podemos dar o contributo de mostrar que existe um caminho possível - é tocar em eventos de graça, que atende o maior número de pessoas, que possa ter o maior número de inclusão possível de todos os gêneros e cores. O grande contributo da arte é dizer: 'isso é pra todo mundo e, quanto mais gente vier, melhor'", encerra. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


A expectativa do Instituto Iracema é receber um público de 80 mil pessoas ao longo de toda a programação - o dobro da edição passada.

Férias na PI

sábado, 12

Aterrinho da Praia de Iracema

6h às 10h e 16h às 18h30min

Viva Mais (corrida, caminhada e alongamento)

Palco Belchior

a partir das 14 horas

Festival É sal/ Produtos do Morro

Banda Murmurando

Palco Praia do Lido/ Crush

a partir das 17 horas

Hermeto Pascoal

Saulo Duarte

Curumin

domingo, 13

Aterrinho da Praia de Iracema

6h às 10h e 16h às 18h30min

Viva Mais

Poço da Draga /Ponte Velha

a partir das 15 horas

Tertúlia Black Vândala convida B Negão (DJ set)

Praça Iracema de Brincar

a partir das 16 horas

Orquestra Popular do Nordeste

Urubububu