CAMPEONATO CEARENSE

Tubarão virou presa

Ferroviário perde por 2 a 0 para o Guarany de Sobral e segue sem vencer no Estadual. Agora na lanterna, Ferrão acumula pior início desde 1999

O Povo
Baixa qualidade técnica e dificuldade de ataques marcaram a partida

O Ferroviário segue sem saber o que é vencer no Campeonato Cearense 2019. Na noite de ontem, o Tubarão da Barra foi até o estádio do Junco, em Sobral, e saiu derrotado por 2 a 0 para o Guarany de Sobral.

O resultado deixa o clube coral em situação complicada, tendo em vista que perdeu os dois primeiros jogos no Estadual - já havia sido derrotado pelo Atlético-CE na estreia - e agora restam cinco rodadas pela frente sem nenhum ponto conquistado. O time é o lanterna da competição. Os dois piores colocados após os sete jogos da primeira fase serão rebaixados.

De acordo com levantamento de Thiago Minhoca, comentarista da Rádio O POVO/CBN, desde 1999 o Ferroviário não perdia as duas primeiras partidas do Estadual. Mais que um dado histórico, revela um alerta de que o Tubarão deve corrigir os erros para seguir vivo no campeonato.

Já o Guarany de Sobral está no lado oposto da tabela e assumiu a liderança do Cearense, com quatro pontos em dois jogos disputados.

A partida colocou frente a frente os dois times cearenses que primeiro tornaram-se campeões nacionais. O Guarany de Sobral foi campeão da Série D do Campeonato Brasileiro em 2010, enquanto o Ferroviário, que venceu ano passado, é o atual campeão.

Apesar do status das duas equipes, o duelo válido pelo Estadual foi bem diferente do que se espera de um encontro de campeões. A partida foi marcada por pouca inspiração dos dois lados, em uma peleja fraca tecnicamente, em que saiu vitorioso o time que mostrou mais vontade.

Distante de repetir o bom desempenho do ano passado, o Ferroviário mostrou crítica dificuldade criativa. Mesmo contando com um setor ofensivo experiente, com Siloé, Enercino e Édson Cariús, o time comandado por Marcelo Vilar não ofereceu riscos ao time da casa, que aproveitou as oportunidades que teve para construir o placar.

O primeiro gol foi marcado aos 24 minutos. Após boa jogada pela esquerda de ataque, Jefferson Maranhense cruzou na área e Jean acabou fazendo gol contra.

Aos 44 minutos, Pedro Neto cruzou na medida para Brunão, de cabeça, definir o placar final ainda no primeiro tempo.

A melhor oportunidade do Ferrão veio no segundo tempo, aos 14 minutos, quando Siloé finalizou na área, o goleiro Douglas rebateu e a zaga tirou em cima da linha. Além disso, o Ferroviário não apresentou nenhuma outra oportunidade clara de gol. Mesmo com a necessidade de maior ofensividade, o Ferrão insistia na bola aérea, mas sem sucesso.

Sem organização, o Tubarão viu a segunda derrota no torneio ser confirmada e registrar o pior início de Campeonato Cearense nos últimos 20 anos.

O Ferroviário volta a campo no próximo domingo, 13, para enfrentar o Guarani de Juazeiro, novamente fora de casa. O jogo será no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, às 16 horas (horário de Fortaleza). No mesmo dia e horário, o Guarasol enfrentará o Barbalha, no Junco. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


Campeonato Cearense 2019 2x0


Guarany de Sobral


4-4-2: Douglas; Lucão (Emerson), Alex Maranhão, Gleidson e Makeka; Leandro (Cleberson), Pedro Neto, Robson Alemão e Jefferson Maranhense; Brunão e Rian (Romário).

Téc: Anderson Silva



Ferroviário


4-3-3: Gleibson; Lucas Mendes, Afonso, André Lima e Jean; Mazinho, Leanderson e Janeudo (Valdeci); Enercino (Klenisson), Siloé (Emerson Catarina) e Edson Cariús.

Téc: Marcelo Vilar

Árbitro: Júnior Rodrigues

Assistentes: Nailton Oliveira e Alden Christian

Cartões amarelos: Douglas (G), Alex Maranhão (G), Jefferson Maranhense (G), Romário (G), Leanderson (F) e Enercino (F)

Renda: R$ 42.450,00

Público: 2.345 presentes (2.145 pagantes)