CRESCIMENTO

Ceará apresentou resultado histórico no turismo

O desempenho do Estado foi o melhor do Brasil no mês de dezembro. Com isso, o resultado em 2018 foi melhor que a média nacional

O Povo
Ceará apresentou resultado histórico no turismo

O início da alta estação fez o setor de turismo do Ceará ter os melhores números do Brasil no mês de dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 13,5% de crescimento em comparação a igual mês do ano passado, o Estado ficou à frente de São Paulo e Rio de Janeiro. No acumulado do ano, apenas o Espírito Santo teve desempenho superior, 7%. A alta cearense de 6,6% ficou em mais de duas vezes a média nacional, em pontos percentuais.

A série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços revela que o resultado do Ceará em dezembro foi o mais positivo. De quatro anos da lista, dois deles foram de decréscimos, seguida de leve alta de 0,9% em 2017.

O resultado pode ser explicado pela melhoria dos serviços oferecidos pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, que passou a ser administrado pela Fraport, e, principalmente, pela instalação do hub aéreo da Air France-KLM/Gol há pouco menos de um ano. O aumento da oferta de voos com destino à Capital com preços menores fez aumentar o interesse do turista em vir ao Estado.

"O resultado é a resposta ao trabalho que vem sendo realizado de divulgação, promoções de destinos, busca de turistas com o hub aparecendo. Mostra que estamos no caminho certo", afirma o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

A participação do centro de conexão de voos no resultado se explica pela taxa de ocupação média nas aeronaves da Air France-KLM, que se manteve acima dos 90%. Também operadora de voos internacionais no Estado, a TAP anunciou que o percentual de ocupação nas suas aeronaves é de 85%.

O momento é também de consolidação de destinos. O destaque maior fica por conta de Jericoacoara, que desde o ano passado foi inserida na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, graças aos empregos gerados no setor de hospedagem e aumento de fluxo turístico.

Economista e sócio da Conceito Investimentos, Gilberto Barbosa acredita que a infraestrutura de no Ceará está sendo bem desenvolvida. "Exemplo (do aumento) foi a festa de Réveillon de Jericoacoara, considerada uma das principais do Brasil. O impacto indireto desse crescimento de receitas do turismo é importante para toda a região. Todo gasto com turismo puxa junto outros setores, em especial serviços e comércio".

Para o futuro, o foco é o período de alta estação no meio do ano. O secretário diz que trabalho de divulgação é realizado. A medida é vista como positiva por Gilberto, que avalia que "o Ceará tem pontos turísticos de qualidade, que são procurados por turistas de todo mundo".

O IBGE realiza a pesquisa em doze capitais e verificou que o Brasil teve médias positivas no setor de turismo no ano passado. A alta é a primeira em pelo menos quatro anos. No ano passado, oito dos 12 locais investigados registraram taxas positivas. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)