IGUATEMI

Livro infantil sobre transplante de medula óssea é lançado

O livro infantil "Esquadrão dos Anjos", que será lançado hoje, às 16 horas, em frente ao Magazine Luiza, no Iguatemi, conversa com crianças sobre medos de quem espera pelo transplante de medula óssea.

A obra, assinada pela jornalista mineira Nalu Saad e pelo hematologista cearense Vanderson Rocha, surgiu a partir da história de Lia Roma, uma pequena paciente de Fortaleza, portadora de um tipo uma anemia crônica, que foi submetida em maio de 2018 ao transplante.

Ao escrever uma matéria sobre o caso, Nalu teve a ideia de construir uma narrativa lúdica que ajudasse as crianças a melhor compreender a realidade.

O projeto contou a partir daí com depoimentos de pacientes, familiares, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, psicólogos, enfermeiros, entre outros profissionais.

O livro, repleto de imagens poéticas, apresenta Maria Flor e o Pedro Jardim, duas crianças que esperam doares compatíveis. A ação dos pais e o trabalho da equipe do hospital é sempre guardada pela proteção de seres iluminados, anjos, por isso o título do livro.

Vanderson Rocha, 53, explica que há complexidade em falar do tema para as crianças porque elas têm uma compreensão diferente do que está acontecendo. Os autores buscaram usar uma linguagem mais próxima daquelas usadas pelos pequenos pacientes no dia a dia, explicando com leveza mesmo os momentos mais difíceis.

O dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido em pesquisas em terapia celular no Brasil, na Universidade de São Paulo, e para a ajuda de pacientes transplantados atendidos pelo Sistema Único de Saúde. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)