FENÔMENO

Queda de meteoro no mar do Rio Grande do Sul é registrada

O meteoro foi completamente fragmentado antes de atingir a Terra, não causando danos

Reprodução/Carlos Fernando Jung
Apesar da queda de meteoros ser comum, o professor Carlos Jung diz que não é frequente o registro

A queda de um meteoro foi registrada na madrugada dessa sexta-feira, 12, na costa do Rio Grande do Sul, na cidade de Taquara. O responsável pela filmagem do fenômeno foi o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). O pesquisador postou o vídeo do momento da queda em seu perfil no Twitter.


Prof. Dr. Jung
@profjung
Registrada queda de "grande" meteoro no mar ao sul do RS nesta madrugada de sexta pela Câmera 2. Magnitude - 9,7 (Fireball)

144
20:51 - 12 de abr de 2019
56 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads



Ao portal G1, Jung explicou que o meteoro passou com 122,2 mil km/h pela atmosfera da Terra, pesando 12 quilos. No entanto, foi perdendo força e se desintegrando até sobrar apenas fragmentos. Segundo o pesquisador, o meteoro não chegou a cair no solo terrestre, sendo completamente extinto ainda a 35 km de altitude, e não causou danos.

Jung disse ainda que, apesar de ser comum diariamente meteoros caírem na Terra, não é tão frequente o registro ser feito nessa magnitude. As câmeras do grupo de observadores fica ligada 24 horas e tem capacidade de captar 360°, filmando também o mar do Uruguai, Santa Catarina e até Argentina.  (O Povo - é parceiro de oxereta.com)