CRUZEIRO

Após obras de dragagem, Porto do Mucuripe recebe primeiro navio de turista

Com cerca de 200 metros e 1.446 pessoas a bordo, o MS Prinsendam ficará na capital cearense até as 14h30min

Camila de Almeida/O Povo
Turistas desembarcam no Porto do Mucuripe

Chegou a Fortaleza, na manhã deste domingo, 3, o primeiro navio de grande porte a atracar no Porto do Mucuripe após as reformas de dragagem. Com cerca de 200 metros e 1.446 pessoas a bordo, o MS Prinsendam ficará na capital cearense até as 14h30min.

Concluídas em agosto do ano passado, a obra de dragagem foi licitada pela Companhia Docas do Ceará e aprovada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Foram cavados cerca de 13 metros para a área de acesso ao cais no terminal de passageiros.

"É uma obra rápida, mas o processo é complexo. Tudo que é feito mar, reage nele próprio. Como é de grande porte [a obra], foram feitos estudos para verificar os impactos ambientais e onde essa areia retirada seria colocada", explicou Marjorie Marshall, presidente da Coordenação da Operação de Navios de Passageiros do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

O MS Prinsensam saiu de Buenos Aires e passou por Santos, Rio de Janeiro, Ilhéus e Recife antes de chegar a capital cearense. Os passageiros do navio farão passeios turísticos pelo Mercado Central, Catedral Metropolitana de Fortaleza e Theatro José de Alencar. Eles foram acompanhados por guias turísticos em três ônibus de city tour. Da capital cearense, eles seguirão para Belém. ( O Povo - é parceiro de oxereta.com)