90 ANOS

Náutico 90 anos: patrimônio histórico merece ser celebrado

Era 9 de junho de 1929 quando jovens comerciários fundaram na Praia Formosa o Náutico Atlético Cearense. De lá para cá, o equipamento viveu muitas fases e, dias 6 e 7 de junho, celebra seus 90 anos em duas solenidades. Na noite do dia 6 acontece a entrega da Medalha do Mérito Alviverde Pedro Coelho de Araújo, nome do primeiro presidente do clube, seguida de coquetel. O governador Camilo Santana e representantes da Marinha, Exército e Força Aérea serão homenageados com a comenda. Na manhã do dia 7 haverá solenidade cívica com hasteamentos de bandeiras, descerramento das fotos dos ex-presidentes Guedes Neto e Pedro Jorge Medeiros e lançamento de um selo dos correios alusivo à data.

BALANÇO

A efeméride chega no momento em que o advogado Jardson Cruz conclui seu primeiro ano à frente da presidência do clube e de um enorme esforço em busca de sustentabilidade e modernização do Náutico, para além da histórica dívida tributária e a disputa pelo terreno.

Jardson destaca do período a criação de um novo site, "mais moderno e interativo", reestruturação de escolinhas esportivas e do quadro de funcionários, revisão de contratos, terceirização do restaurante e gestão própria da Academia Náutico, dentre outras medidas.

FUTURO

Os dois maiores planos para o futuro do Náutico a médio prazo são a instalação, no salão nobre, do Teatro do Náutico Pedro Coelho de Araújo, cujo projeto já foi doado pelo arquiteto Luiz Deusdará, e o Memorial do Náutico Atlético Cearense, que visa resgatar toda a história do Clube por meio de registros dos acontecimentos históricos que ocorreram em seus espaços. A efeméride, portanto, é um bom mote para poder público, iniciativa privada e o clube articularem ações em defesa deste patrimônio histórico e cultural da Cidade. (O Povo - é parceiro de oxerteta.com)