REGIONAL 1

Obra de recuperação do píer da Barra do Ceará deve durar 60 dias

Ponte também passa por manutenção

Alex Gomes/ Especial para O POVO
Pier da Barra do Ceará desaba por falta de manutenção.

Pouco mais de duas semanas após o desabamento do píer da Barra do Ceará, em Fortaleza, as obras para recuperação da estrutura começaram nesta segunda-feira, 13, e devem ser concluídas em 60 dias. As informações são da Secretaria Regional I. A obra será feita em parceria com a Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).

O desabamento do local aconteceu no dia 25 de abril. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. Na ocasião o Município informou que realizava manutenções com frequência no local.

O POVO Online esteve na Barra do Ceará nessa segunda e conversou com moradores que disseram que o equipamento estaria abandonado pelas autoridades e é um ponto considerado perigoso para o lazer. Willian Barros, de 20 anos, disse que não se sente seguro para voltar a frequentar o local como antes, “Costumava andar de bike, minha família vinha pra cá nos finais de semana para relaxar na praia, mas hoje em dia é difícil. A estrutura tá feia, e tenho medo dos assaltos”, contou.

O píer foi interditado pela Defesa Civil Municipal. As obras que tiveram início nesta segunda serão para recuperar a passagem e executar pintura e reurbanização da Praça Alberto de Souza, em frente ao local.

O píer consta na lista dos 54 bens tombados em caráter provisório pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Outro equipamento que demanda cuidados, na região, é a ponte sobre o Rio Ceará, que conecta Fortaleza e Caucaia. Na segunda-feira, um veículo colidiu na mureta de proteção. O motorista teria desviado de um buraco na via.

A Regional I explicou que a ponte é de responsabilidade compartilhada entre as prefeituras dos dois municípios e também passa por manutenção, a partir de solicitação dos moradores.

Em nota, a SCSP informou que a recuperação do asfalto e do passeio da ponte estava "na programação para iniciar ainda nesta semana, dependendo da ocorrência das chuvas". 

Para solicitar serviços de recuperação de vias, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou procure diretamente a Regional de cada bairro, que irão avaliar cada situação e direcionar para o órgão municipal responsável.  (O Povo - é parceiro de oxereta.com)