ELEIÇÕES 2020

Ex-secretário de Camilo coordenará campanha de Capitão Wagner

Mauri Melo/O POVO
Ex-secretário de Esportes, Euler Barbosa

Responsável pela secretaria de Esporte e Lazer do governador Camilo Santana (PT) até o final de 2018, Euler Barbosa (PRB) aceitou convite para coordenar a campanha eleitoral de Capitão Wagner (Pros). O deputado federal já anunciou que é candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2020.

Segundo Barbosa confirmou ao Blog Política, a proposta para servir Wagner, que é dos principais opositores ao governador Camilo Santana (PT), ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) e ao grupo político dos dois, a família Ferreira Gomes, veio em fevereiro deste ano.

Ele já trabalha visando o próximo ano, inclusive. Afirma estar coordenando a pré-campanha e articulando o arco de oposição que o capitão da reserva da Polícia Militar quer montar para si. “É o dialogo com outros partidos, com futuros candidatos a vereador. Essa é a pré-campanha. Para pessoas comuns, são 45 dias de campanha (tempo oficial), mas não é”, explica o ex-secretário.

LEIA TAMBÉM: Heitor Freire: relação com Wagner ficará difícil se seguir criticando Bolsonaro

Sobre a migração para a oposição, ele minimiza. Diz que o cargo na secretaria, comumente exercido por quadros do PRB, não é político, mas técnico. “Fui colocado por uma questão partidária, para resolver um descrédito que a secretaria tinha. Hoje virou vitrine do Governo, atingindo o Interior muito fortemente”, justifica.

Barbosa resume tudo: “(Camilo) não precisou mais dos meus trabalhos, o Capitão convidou e eu aceitei”.

Breve histórico da secretaria

Pela pasta, antes de Barbosa, em 2015, passou o deputado estadual David Durand (PRB), da base de Camilo. Destoou com Jeová Mota, à época no Pros. Ele esteve à frente da pasta de 2015 a 2017. Depois, com Gelson Ferraz , a secretaria voltou a ser comandado por membro da sigla da Igreja Universal. Atualmente, a área é comandada por Rogério Pinheiro, ligado ao ex-senador Eunício Oliveira. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


Município

Na Prefeitura de Fortaleza, a pasta de Esportes está sob alçada do ex-deputado federal Ronaldo Martins, também do PRB.

Histórico de Euler Barbosa

Nas palavras dele: “se for pertinente, faço política partidária e articulação política desde 1993. Passagens pelo PSC, PSB, PL, PRB. Sempre coordenando campanhas”.