UMIDADE DO AR

Sob alerta de perigo, umidade do ar preocupa no interior do Estado

Sob alerta de perigo, umidade do ar preocupa no interior do Estado Umidade do ar ideal deve ficar acima de 60%; alguns municípios do Ceará têm registrado 15%

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo sobre a baixa umidade do ar para municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e norte do Estado. Outras regiões do Nordeste brasileiro também estão em alerta. A situação começou ao meio-dia desta terça-feira, 13, e deve prosseguir até 19h de hoje.

Esse horário é propício para baixar a umidade, o que pode prejudicar a saúde dos indivíduos. A situação no interior cearense tem preocupado a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste mês de agosto, o órgão já registrou níveis de alerta nos municípios de Tauá, Jaguaribe, Iguatu e Quixeramobim com, respectivamente, 15%, 15%, 17% e 19%. Esses dados foram observados no último fim de semana. Já entre ontem e hoje, os níveis mais baixos ficaram em torno dos 20%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Causas

Raul Fritz, meteorologista da Funceme, comenta que as temperaturas mais altas também colaboram para o tempo mais seco. De forma geral, os baixos índices de umidade relativa do ar e os valores extremos de temperatura máxima acontecem entre o início e o meio da tarde.

"Se o conteúdo de vapor d’água na atmosfera permanece o mesmo e a temperatura do ar se eleva, a umidade relativa do ar diminui. Daí a umidade do ar atingir seus valores mínimos, no dia, quando as temperaturas do ar são as maiores", explica Raul.

Nas últimas 24 horas, Redenção registrou a maior temperatura do estado com 37,4°C. Sobral, com 37,3°C veio logo depois. Já em Fortaleza, entre segunda e hoje, a máxima atingiu 32,5°C.  (O Povo - é parceiro de oxeeta.com)


DICAS EM DIAS COM BAIXA UMIDADE DO AR


1. Beba bastante líquido;

2. Evite desgaste físico nas horas mais secas;

3. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

4. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).