FAVORITAS NA COPA DO MUNDO

Estudo aponta favoritos para a Copa América e Copa do Mundo Feminina

Estudo aponta favoritos para a Copa América e Copa do Mundo Feminina Confira a situação da seleção masculina e feminina do Brasil

Jean-Pierre Clatot/AFP
Seleção feminina é apenas a oitava favorita ao título mundial

Um estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) projetou os resultados da Copa América e da Copa do Mundo Feminina. Baseados em análises estatísticas e simulações, os dados apontam a ordem dos favoritos para vencer cada torneio.

Segundo a instituição, a Seleção Brasileira masculina tem mais chances de vencer o torneio sul-americano, com 52% de probabilidade. Em seguida, aparece o Uruguai, com 12%. Em relação ao torneio feminino, o Brasil é apenas o oitavo no ranking, com 3%. O primeiro lugar fica com os Estados Unidos, que possuem 28% de chances de ganhar.

Os resultados não levam em conta apenas o aproveitamento do time. “Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo”, explica Moacyr Silva, professor da EMAp/FGV e coordenador do estudo.

Todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na FIFA, ao longo dos últimos quatro anos, foram contabilizados, dando maior peso para os mais recentes. Assim, o ataque e a defesa de cada time receberam notas, além da estimativa de quantos gols tendem a marcar e levar, de acordo com o adversário. Para chegar às estimativas sobre os dois torneios, cada partida foi simulada cem mil vezes.  (O Povo - é parceiro de oxereta.com)