CURSO DE TECNOLOGIA

Universitários são selecionados para concurso de tecnologia em São Paulo e pedem ajuda para custear passagens

Para representar o Ceará na competição, estudantes precisam de cerca de R$ 3 mil

Arquivo Pessoal
Template do aplicativo Polímians.

studantes do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram selecionados para uma das etapas finais do concurso de tecnologia Campus Mobile, prevista para ocorrer em fevereiro de 2020, em São Paulo. Para custear as passagens e representar o Ceará na competição, os estudantes arrecadam doações.

Enquanto o aplicativo Polímians, da UFC, quer dar visibilidade a grupos de dança e teatro locais, facilitando o patrocínio a esses grupos; a startup IAgro, desenvolvida por estudantes do IFCE, propõe um sistema para otimizar o trabalho no agronegócio.

O estudante Lucas Silva, 22, do curso de Design Digital da UFC, compõe a equipe do aplicativo Polímians, e explica que a plataforma foi pensada para ajudar a dar visibilidade a grupos artísticos independentes. “O problema que pretendemos solucionar é a dificuldade que os grupos de teatro e dança têm para conseguir incentivos”, explica.

Além dele, os estudantes Wytalo de Lima, Karla Alves e Elida Correia, do mesmo curso, integram o grupo do projeto. O nome faz referência à Polímnia, musa do teatro e da dança na mitologia grega. A plataforma foi pensada tanto para a versão desktop quanto para o celular.

Apesar de buscar divulgar o trabalho de grupos de teatro e de dança, o Polímians pode ser utilizado também pelo público em geral. Além disso, é possível fornecer feedbacks para essas companhias sobre o trabalho realizado.

O trabalho teve orientação dos professores Aníbal Cavalcante e Leonara Braz, do curso de Design Digital, e da coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (Inove) do Campus da UFC em Quixadá, Roberta Dutra. “A participação dos alunos na competição é muito representativa porque possibilita que o mercado os conheça, gerando contratações, mesmo que a distância, para trabalho remoto”, afirma Roberta.

Tecnologia para o agronegócio

Concorrendo na categoria “Smart Farms” do concurso Campus Mobile estão os estudantes Elisvelton Teixeira, 28, e Diego Araújo, sócios fundadores da startup IAgro, dos cursos de Engenharia da Computação de Engenharia de Telecomunicações no IFCE, respectivamente.

Orientados pelos professores Marieta Lauar e Ernani Leite, eles criaram um sistema de inteligência artificial por meio de sensores e câmeras que monitoram dados em plantações como, por exemplo, temperatura, umidade e velocidade do vento.

Os dados são enviados para um sistema de armazenamento em nuvem e analisados de forma que as tomadas de decisões considerem os indicadores de colheita (coloração, detecção de pragas, tamanho ideal, entre outros). Assim, as informações e sugestões são enviadas para o produtor de forma mais rápida, precisa e assertiva, reduzindo as perdas.

Apesar de o concurso custear hospedagem, alimentação e transporte dentro de São Paulo, os estudantes ainda precisam arcar com os custos das passagens. “A maior dificuldade é que ainda somos estudantes. A startup está em estágio pré-operacional, então não temos receita, não temos como custear as passagens”, comenta Elisvelton.

Concurso Campus Mobile

O concurso é realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do Be On. De 685 equipes inscritas, 96 foram selecionadas para a terceira fase, que é a semana presencial em São Paulo.

Em cada uma das seis categorias, 15 projetos estão concorrendo e apenas três finalistas serão selecionados por categoria. As equipes vencedoras ganham uma viagem de imersão para o Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos, principal polo de inovação em tecnologia do mundo. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


Como ajudar:


Equipe do aplicativo “Polímians”

Acesse aqui a vaquinha online criada para ajudar os estudantes Lucas Silva, Elida Correia, Karla Alves e Wytalo de Lima a custear as passagens para São Paulo

Startup IAgro

Elisvelton Firme Teixeira

Caixa Econômica Federal

Agência: 1922

Tipo de conta: 013

Conta: 047955-9