DOCUMENTÁRIO PEDRA COSTA

No Instagram, Regina Duarte ironiza documentário de Petra Costa indicado ao Oscar 2020

A secretária de Cultura dedicou um 'Oscar' aos manifestantes que apoiaram o impeachment da então presidente Dilma Rouseff, em 2016

Marcos Corrêa/PR
Regina Duarte é a atual secretária da Cultura no governo de Bolsonaro

A secretária da Cultura, Regina Duarte, publicou em suas redes sociais na tarde do último domingo, 9, uma ironia sobre a indicação de "Democracia em Vertigem" ao Oscar de Melhor Documentário. Horas depois, após a perda da estatueta para o documentário dirigido por Petra Costa, a foto foi vista como desdém por vários internautas.

A imagem traz uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo. Com pessoas vestidas de verde e amarelo, marca os protestos realizados em 2016 contra Dilma Rousseff e seu partido, o PT. Junto à imagem, a legenda dedicou "um oscar a todos que foram para as ruas derrubar o governo mais corrupto da história".

Os comentários da publicação reuniram comemorações e críticas ao posicionamento da atriz. "Você está torcendo contra a nossa cultura??", disse uma das seguidoras. "Torcendo sempre por vc!!!!!", no que rebateu outro internauta.

O longa de Petra Costa foi indicado ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Documentário. Na produção, a diretora mostra sua visão de mundo sobre os acontecimentos políticos no País. A estatueta, no entanto, foi dada à produção de streaming da Netflix, Indústria Americana. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)