SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Secretaria Municipal de Saúde divulga nota de esclarecimentos sobre o coronavírus

Para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, na última sexta-feira, 20 de março, nota de esclarecimentos sobre a doença. Segundo o texto, a transmissão pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão com a pessoa infectada) ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A nota alerta também para o perigo de óbitos que podem ocorrer em virtude de complicações da infecção, como, por exemplo, insuficiências respiratórias. Dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados. Outro ponto importante é a diferenciação do corona vírus para uma gripe ou resfriado comum.

Se a você viajou para um dos países ou estados onde foi registrada a doença ou teve contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nestes locais, assim que surgirem os primeiros sintomas, comunique o serviço de saúde mais próximo da sua residência, através do Agente Comunitário de Saúde ou à Vigilância em Saúde, através dos seguintes telefones: (85) 99790-8576, (85) 98722-9442, 989065901, (85) 3101-4860 ou (85) 98724-0455.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento. No nosso estado os hospitais referências no tratamento do coronavírus são o Hospital São José de Doenças Infecciosas – Fortaleza, Hospital Regional Norte – Sobral e Regional do Cariri – Juazeiro do Norte.  (Assessoria de imprensa)



Para evitar o contágio alguns cuidados básicos que devem ser adotados no dia a dia:



Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.Se não houver água e sabão, utilize álcool gel;

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Evite contato próximo com pessoas doentes;

Fique em casa quando estiver doente;

Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Cuidando de nós, cuidaremos dos outros!