ECONOMIA

Governo deve anunciar em breve data de pagamento da segunda parcela do 13º de servidores públicos

Na primeira parcela, o anúncio foi feito pelas redes sociais e teve pagamento antecipado

Os 157.904 servidores ativos, inativos e pensionistas podem ficar atentos nos próximos dias, isso porque o Governo do Ceará deve anunciar em breve a data do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz), a divulgação deve ser feita pelo governador Camilo Santana. Os trabalhadores da iniciativa privada tem até o dia 20 de dezembro para receber a segunda parcela do 13º salário.

A segunda parcela deve ser paga até dia 20 de dezembro. Já a primeira parcela do 13º salário de 2020 foi antecipada e creditada ainda em agosto, enquanto o prazo máximo era de 30 de novembro. Na ocasião, o governador salientou que o valor da antecipação somado ao montante de R$ 850 milhões da folha mensal de pagamento, já creditado no início do mês, representa um total de R$ 1,27 bi injetados na economia do Estado no mês de agosto.

A decisão de antecipar a primeira parcela foi tomada, segundo o Estado, pelo equilíbrio fiscal das contas, o que tem permitido a antecipação nos últimos anos. “Isso é uma forma de estimular a economia. Representa um esforço que o Estado está fazendo, mesmo diante da crise da pandemia, e que consideramos importante para reaquecer a economia do estado”, destacou Camilo Santana na época do anuncio.

Mesmo com a pandemia, trabalhadores que tiveram a jornada e o salário reduzidos durante o período terão direito a 13º salário e férias integrais, de acordo com nota técnica da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. Já os funcionários que tiveram o contrato suspenso terão cálculo proporcional de 13º e férias, conforme o número de meses em que se trabalhou 15 dias ou mais. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)