ALINHAMENTO DE JÚPITER E SATURNO

Alinhamento entre Júpiter e Saturno pôde ser visto em Fortaleza

Devido à estética da imagem formada, o evento também é popularmente chamado de "Estrela de Belém", em alusão ao evento bíblico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo aos três reis magos

Aurelio Alves - O Povo
Júpiter e Saturno visto a olho nu na Praia de Iracema. Fenômeno é chamado de Grande Conjunção

Chegou ao ápice nesta segunda-feira, 21, o alinhamento entre os dois maiores planetas do Sistema Solar: Júpiter e Saturno. Fenômeno é de rara ocorrência e chama atenção pelo visual chamativo. A olho nu, espectadores puderam avistar os dois planetas como se fossem uma grande e brilhante estrela, sobretudo, pessoas próximas à linha do Equador e em lugares descampados, com o céu noturno limpo e sem nuvens. O fenômeno já podia ser observado desde a quarta-feira passada, 16, mas chegou ao ápice da nitidez nesta segunda.

Embora esta segunda-feira, 21 de dezembro, seja a data do dia mais longo do ano no hemisfério Sul, conhecido como solstício de verão, o destaque fica mesmo por conta da noite, no evento de alinhamento conhecido como Grande Conjunção. Devido à estética da imagem formada, o evento também é popularmente chamado de "Estrela de Belém", em alusão ao evento bíblico que anuncia o nascimento de Jesus Cristo aos três reis magos, segundo a tradição cristã.

Fenômeno foi transmitido pelo canal da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) no YouTube, com a presença de professores da área.(O Povo - é parceiro de oxereta.com)