AQUIRAZ

Equipe da Vigilância Sanitária é hostilizada durante fiscalização em Aquiraz

A Sesa informou que as equipes foram direcionadas ao município após denúncias de irregularidades em áreas comuns e equipamentos de lazer. Em um dos locais visitados, 27 pessoas circulavam sem máscara

Fiscalização em condomínios de veraneio em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, terminou com equipe da Vigilância Sanitária do Estado hostilizada nesse sábado, 27. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), fiscais chegaram a ser agredidos verbalmente e foram intimidados por condôminos.

A pasta informou que as equipes foram até os locais devido denúncias de funcionamento irregular de áreas comuns e equipamentos de lazer. Conforme o Decreto Estadual, que determina isolamento rígido desde o último dia 5, esses espaços estão proibidos de funcionar.
Na praia do Porto das Dunas, o condomínio Mandara Lanai foi multado após a equipe de fiscalização identificar que pelo menos 27 pessoas estavam circulando sem máscaras.

No local, a equipe da Vigilância Sanitária foi hostilizada verbalmente e intimidada por alguns condôminos, ainda conforme a Sesa. Embora o empreendimento tenha sido multado, as pessoas que circulavam no local não foram multadas.

Em nota, a Sesa "repudiou qualquer tipo de violência e tentativa de impedir o trabalho dos técnicos da Vigilância Sanitária".

Outros dois condomínios receberam equipes da Vigilância Sanitária. No Mandara Kauai, foi observado que o Decreto Estadual estava sendo cumprido. Já o Golf Ville foi advertido. O restaurante do empreendimento foi autuado por permitir refeições no local.

A pasta informou ainda que, observando os critérios técnicos de combate a Covid-19, os estabelecimentos e as pessoas presentes são orientados sobre a importância dos protocolos sanitários nas ações de fiscalização. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)