ARARAQUARA (SP)

Abril termina com redução de 60% nos óbitos e 42% nos casos de Covid-19 em Araraquara

Comparação leva em conta o mês concluído nesta sexta-feira (30) com o mês de março e reflete o lockdown; novas medidas da Prefeitura visam reabertura segura

Ascom prefeitura de Araraquara
Abril termina com redução de 60% nos óbitos e 42% nos casos de Covid-19 em Araraquara

O mês de abril, que termina nesta sexta-feira (30), registrou queda de 60% nos óbitos decorrentes de Covid-19 e de 42% nos novos casos da doença em Araraquara, em comparação com os números de março. A redução reflete o lockdown adotado pelo Município entre 21 de fevereiro e 2 de março.

Araraquara fechou abril com 1.659 casos de Covid-19, queda de 42% em relação aos 2.780 do mês de março. O número de novas contaminações retornou ao patamar de dezembro de 2020 (1.675 casos), quando a circulação da nova variante P.1 (cepa de Manaus), mais transmissível e agressiva, ainda não era identificada na cidade — o que veio a ocorrer no início de fevereiro.

Em relação às mortes, a queda foi de 60%: 49 contra 129 em março. Comparado com fevereiro (93 óbitos), houve redução de praticamente metade das vítimas fatais, o que significa que a interrupção da circulação de pessoas (e do vírus, por consequência) durante o lockdown salvou dezenas de vidas.

A melhoria da situação sanitária em Araraquara neste mês de abril é o oposto do cenário nacional, pois o Brasil enfrenta seu pior momento da pandemia. A marca de 400 mil mortes foi atingida na quinta-feira (29), demonstrando um crescimento acelerado de óbitos nas últimas semanas.

O Brasil levou 149 dias para chegar à marca de 100 mil óbitos. De 100 mil para 200 mil, foram 152 dias. A partir de janeiro, com a circulação de novas variantes, os números dispararam: os 300 mil óbitos foram atingidos depois de mais 76 dias, em 24 de março. E, 36 dias depois, o triste número de 400 mil vidas perdidas.

Retomada segura

Para garantir que Araraquara retorne com segurança os setores econômicos sem que se perca o controle da pandemia, uma série de novas ações está sendo realizada pela Prefeitura, com participação de diversas secretarias.

Entre as ações estão a ampla testagem nos estabelecimentos comerciais (com fechamento da empresa por 7 dias em caso de surto de Covid-19), a busca ativa com testagem da população nos bairros de Araraquara, as barreiras sanitárias nas entradas de Araraquara, o monitoramento da presença do vírus nas regiões da cidade por meio da análise da rede de esgoto, a abertura de uma unidade para positivados que não têm condições de se isolarem em suas casas e o retorno da parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para a disponibilização de leitos na sede da entidade religiosa.(O Povo - é parceiro de oxereta.com)