THEATRO

Grupo Formosura apresenta espetáculo com 20 jovens artistas populares no palco principal do Theatro José de Alencar

Projeto Arte, pra que te quero?, aprovado pela Lei Adir Blanc, realiza espetáculo resultado da oficina, nesta quarta-feira (13), às 15h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Atividade é resultado de quatro meses de aulas de qualificação profissional para jovens artistas populares

Assessoria de imprensa - Dégagé
Grupo Formosura apresenta espetáculo com 20 jovens artistas populares no palco principal do Theatro José de Alencar

O Grupo Formosura de Teatro realizou quatro meses de ações de qualificação profissional, produção artística, acompanhamento em saúde mental e trocas de experiências com 30 jovens artistas populares de Fortaleza. Os 20 artistas selecionados e 10 aprendizes da Escola de Mamulengo, projeto contínuo do Formosura, fazem parte do grupo do Projeto Arte, pra que te quero?. No dia 13 de outubro, quarta-feira, o resultado das oficinas e vivências será apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar, para público presencial reduzido, a partir de 15h.

Os jovens artistas já trabalham com arte e cultura e com as oficinas profissionalizantes, de financiamentos e de desenvolvimento pessoal poderão atuar formalmente no circuito cultural. “Agora todos possuem portfólio, fotografias dos espetáculos, inscrição no Mapa Cultural, além de terem participado de momentos de apoio em saúde mental, por conta do momento de vulnerabilidade da pandemia. Também compartilhamos aprendizados em palhaçaria, construção e manipulação de bonecos, tudo isso possibilita uma visão estruturada do mercado e do trabalho com arte e cultura”, explica Graça Freitas, atriz, bonequeira, diretora de teatro, produtora cultural e fundadora do Grupo Formosura de Teatro.

O objetivo do projeto é estruturar o fazer artístico de cada participante, dando possibilidade de continuidade no trabalho profissional na área. Para garantir a participação de todos nas aulas, realizadas presencialmente no Theatro José de Alencar, nos últimos quatro meses, o projeto contou com apoio de rodas de terapia comunitária e um kit benefícios, com vale transporte para as aulas e cestas básicas.

O Projeto Arte, pra que te quero? é uma ação formativa da Escola de Mamulengo, criada pelo Grupo Formosura de Teatro, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, através do Fundo Estadual da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. O projeto conta com a participação dos parceiros Pastoral do Povo da Rua – PPR, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA, Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim – MSMBJ, da Associação de Moradores da Serrinha, dos Jovens Aprendizes da Escola de Mamulengo e do Theatro José de Alencar – TJA.


SERVIÇO

Apresentação do espetáculo do Projeto Arte, pra que te quero?, dia 13 de outubro, às 15h, no palco principal do Theatro José de Alencar. Classificação livre. Público reduzido. (Assessoria de imprensa - Dégagé)