JERICOACOARA

Vila de Jericoacoara passa por reparos após ser danificada por enxurrada

Uma correnteza causada por fortes chuvas deixou a rede elétrica de Jericoacoara exposta. Segundo a prefeitura, para reparar os danos será utilizado parte da verba cobrada para ter acesso à Vila

Divulgação/Prefeitura
Após enxurrada, cabos subterrâneos ficaram expostos nas ruas da Vila de Jericoacoara, no litoral cearense

As ruas da vila de Jericoacoara foram danificadas por uma enxurrada causada pelas fortes chuvas entre este sábado, 1º, e domingo, 2. Com registro de 91mm, a precipitação causou alagamentos nas principais vias de acesso à faixa litorânea e ao centro comercial da praia, deixando vários eletrodutos e tubulações expostas. De acordo com a Prefeitura Municipal de Jijoca, parte da verba utilizada para reparar os estragos será retirada da taxa de turismo cobrada para ter acesso à Vila.

Dentre os danos causados pela forte chuva, o principal está ligado diretamente à energia elétrica de Jericoacoara. Como a iluminação pública é feita por meio de cabos subterrâneos, a enxurrada acabou deslocando muita areia das ruas, ocasionando a exposição da fiação da rede elétrica.

Após o incidente, a equipe de guarda-vidas de Jericoacoara e o secretário de Infraestrutura do município, Edineldo Freitas, estiveram no ponto da praia mais afetado pelo estrago das chuvas para averiguar a situação. Um trator foi utilizado para recobrir os eletrodutos.

Para reparar a rede elétrica da Vila, a Enel Distribuição Ceará foi solicitada pela Prefeitura. A companhia afirma que todos os esforços estão sendo tomados para que os reparos sejam concluídos o mais breve possível. Segundo a Prefeitura, apesar do transtorno, não há registro de pessoas feridas, casas alagadas ou desabadas decorrente a forte chuva.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ao menos 91 municípios registraram chuvas entre às 7 horas de sábado, 1º, e às 7 horas deste domingo, 2. O calendário das chuvas apontou as regiões do Cariri e do Litoral Norte como os maiores acumulados.

Reparos pagos com taxa de turismo

Desde 2017, para adentrar a Vila de Jericoacoara é necessário pagar uma taxa de turismo sustentável no valor de R$ 30,00 por até sete dias, com acréscimo de R$ 3 por dia a mais. Dessa vez, segundo a Prefeitura Municipal de Jijoca, parte da verba advinda da taxa, que tem a finalidade de ser aplicada na coleta de lixo e estudo de recuperação da duna do pôr do sol, será utilizada para amenizar os danos causados pela enxurrada.

Mesmo com o fechamento da Vila entre abril e julho do ano passado, devido a pandemia da Covid-19, foram recebidos 662 mil turistas somando os anos de 2019 e 2020. (O Povo - é parceiro de oxxereta.com)