DOCUMENTÁRIO

Último depoimento gravado do bailarino Hugo Bianchi vira documentário

Documentário "Figuras da Dança: Hugo Bianchi" estreia nesta sexta-feira, 28, às 19 horas, no canal no YouTube da São Paulo Companhia de Dança (SPCD)

Wagner Kiyanitza/Divulgação
Hugo Bianchi em gravação, em 2022, do episódio Figuras da Dança: Hugo Bianchi, da série audiovisual da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) dirigido por Inês Bogéa

Hugo Bianchi, referência da dança no Ceará, deixou extenso legado para as artes cênicas no Brasil. O bailarino, coreógrafo, professor e diretor cearense morreu no dia 18 de janeiro, em decorrência da Covid-19, aos 95 anos de idade. Seu último depoimento gravado está documentado no filme “Figuras da Dança: Hugo Bianchi”, dirigido por Inês Bogéa.

A obra estreia nesta sexta-feira, 28, a partir das 19 horas, em transmissão on-line no YouTube. Um bate-papo antecede a exibição, com a participação da diretora e mais nomes ligados ao artista. O filme homenageia a atuação deste pioneiro. Trata-se do episódio especial da série audiovisual “Figuras da Dança”, produzida pela São Paulo Companhia de Dança (SPCD).

Nascido em 29 de abril de 1926, Hugo Bianchi iniciou a carreira como bailarino, ainda na adolescência. Destacou-se em apresentações no Theatro José de Alencar (TJA), palco emblemático das artes em Fortaleza. Na fotografia de divulgação do documentário “Figuras da Dança”, inclusive, ele aparece à frente da fachada principal do TJA.

Hugo estudou no Rio de Janeiro, formou-se em Teatro e trabalhou com artistas como Luz Del Fuego e Dercy Gonçalves. Em 1966, fundou o Ballet Hugo Bianchi, em Fortaleza. No TJA, deu aulas e ganhou até uma sala em sua homenagem. O bailarino foi responsável por formar inúmeros destaques da dança, como Madiana Romcy e Mônica Luiza.

O documentário passeia pela história do artista, em memória a uma vida inteira dedicada à formação e difusão da dança no Ceará. Uma narrativa de amor e resistência. A estreia integra a celebração dos 14 anos da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa. A programação gratuita e completamente on-line ainda conta com aula aberta (às 10 horas); e lançamento oficial do livro “Bailarinos – São Paulo Companhia de Dança”, do fotógrafo Arthur Wolkovier. Confira o vídeo na TV XERETA. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)


SERVIÇO:

Estreia de “Figuras da Dança: Hugo Bianchi”

Quando: nesta sexta-feira, 28, às 19 horas

Onde: YouTube

Mais info: @saopaulociadedanca