FORTALEZA (CE)

Hospital Dr. Oswaldo Cruz, do Grupo Coaph Saúde, realiza 1a cirurgia de próstata sem cortes

“Essa é uma cirurgia inovadora e será uma das primeiras realizadas aqui no Ceará. Foi feito um investimento de 1,5 milhão só com o material necessário para esse procedimento”, diz Justino Barros, Diretor da Coaph

Assessoria de imprensa
Hospital Dr. Oswaldo Cruz, do Grupo Coaph Saúde, realiza 1a cirurgia de próstata sem cortes

No Brasil, o tamanho da próstata da metade dos homens com mais de 50 anos está acima do normal. Isso pode causar dificuldade ou vontade frequente de urinar, a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou aumento prostático benigno. Mas esse problema já pode ser tratado com uma cirurgia a laser minimamente invasiva e que o paciente pode ter alta hospitalar em 24h. Acompanhando o ritmo de inovação, o Hospital Dr. Oswaldo Cruz- HDOC, unidade pertencente ao Grupo Coaph Saúde, realizará neste sábado (09/05), a partir das 8h, a 1a cirurgia de próstata sem cortes, um dos primeiros procedimentos nesse ramo no Estado.

Esse procedimento, denominado Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser Holmium (HoLEP), faz uma raspagem no tratamento da HPB, mais comum em idosos. O crescimento do órgão não é considerado precursor do câncer e tem como principal sintoma a alteração do fluxo urinário e a dificuldade de urinar. O diagnóstico é realizado em consulta durante o exame de toque retal da próstata.

A técnica é mais benéfica em relação ao tradicional, com menos risco de sangramentos, menor tempo de internação e de uso da sonda vesical. “Essa é uma cirurgia inovadora e será uma das primeiras realizadas aqui no Ceará. O HDOC fez um investimento de 1,5 milhão só com o material necessário para esse procedimento. É uma técnica mais segura e eficiente para a cirurgia de próstata”, afirma Justino Barros, Diretor da Coaph.

Mas atenção, nem todas as hiperplasias prostáticas benignas necessitam de cirurgia, algumas podem ser tratadas com medicamentos. A indicação da medicação depende da gravidade dos sintomas, do tamanho da próstata e da presença de fatores de risco, informa o médico. Muitos pacientes se beneficiam com as medicações, mas os que apresentam sintomas mais intensos, complicações, piora e progressão dos sintomas ou que não toleram as medicações por efeitos adversos (disfunções sexuais por exemplo) necessitam de cirurgia.

Saiba como identificar os principais sintomas:

- Redução do jato urinário;
- Aumento da frequência urinária, principalmente à noite, o que prejudica a qualidade do sono;
- Vontade urgente de urinar, com eventuais perdas antes de chegar ao banheiro;
- Dificuldade para iniciar a micção e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Retenção urinária. Sintoma mais grave, sendo necessária a intervenção médica com passagem de sonda para possibilitar o esvaziamento da bexiga.

Sobre o Hospital Dr. Oswaldo Cruz

O Hospital Dr. Oswaldo Cruz - HDOC, pertencente ao Grupo Coaph Saúde, conta com equipamentos de ponta e 46 leitos, contemplando a demanda por saúde suplementar da capital cearense. Os serviços do HDOC estão disponíveis para atendimentos particulares e pelos convênios FUSMA (Fundo de Saúde da Marinha), FUSEx (Exército Brasileiro), Funsa (Fundo de Saúde da Aeronáutica), IPM (Instituto de Previdência do Município) e ISSEC (Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará).

O HDOC atende emergência urológica, por meio da sua equipe de sobreaviso, que trata desde problemas mais simples, como infecções urinárias, até tratamentos cirúrgicos complexos de neoplasias malignas do trato urinário masculino e feminino, por exemplo. A unidade atende também mais dez especialidades: ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, urologia, vascular, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, cardiologia, proctologia e pequenas cirurgias.

O Hospital Dr. Oswaldo Cruz, localizado na Rua Rocha Lima – nº 231, Centro, Fortaleza, atende ainda os convênios CAMED, ISSEC, Saúde Caixa, IPM, CAFAZ e FAMED para realizar exames de imagens como Raio x, ultrassonografia e tomografia computadorizada. (Assessoria de imprensa)


Serviço:

Hospital Doutor Oswaldo Cruz (HDOC)
Endereço: Rua Rocha Lima, 231 - Centro
Telefone geral: (85) 3512.0064
Central de marcações: (85) 9 8223.7911 (exclusivo para marcação de atendimentos eletivos)