PECÉM (SGA)

91 micro e pequenas empresas começam capacitação realizada pela CSP no programa Território Empreendedor

Novo ciclo objetiva preparar negócios cearenses para serem fornecedores das siderúrgicas, outras indústrias do Complexo do Pecém e de todo o Estado

Assessoria de imprensa - CSP
Gerente de relação com comunidades da CSP, Cristiane Peres /

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) reuniu, nesta terça-feira (7/6), 91 micro e pequenos empreendedores para a aula inaugural da 2ª Trilha de Capacitações em Desenvolvimento de Fornecedores Locais, que integra o programa Território Empreendedor. O evento foi realizado em formato híbrido, com cerca de 70 empresários na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e os demais, remotamente, por meio de transmissão online. Nesta edição do programa, participam microempreendedores individuais, empreendedores de Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP) de todo o Ceará.

Na programação, os presentes receberam as boas-vindas de representantes da CSP, do Sebrae e de autoridades do estado e do município de São Gonçalo do Amarante. O encontro inicial também incluiu palestra sobre "Criatividade para alavancar vendas", ministrada por Bruno Leitão, professor universitário com ampla experiência em estratégias de Marketing, Vendas e Inovação. Ao longo dos meses de junho, julho e agosto, serão ministradas cerca de 100 horas de workshops online e consultorias individuais, por meio de seis módulos: Gestão da Qualidade; Gestão de Compras e Estoques; Gestão de Projetos; Gestão Financeira; Orientação ao Crédito; e Dicas para Fornecedores CSP.

Parcerias para novos negócios

O programa Território Empreendedor é promovido pela CSP em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao final da Trilha de Capacitações, os participantes estarão aptos a tornarem-se fornecedores de produtos e serviços para as empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e para outras grandes empresas do estado. A gerente de Relações com Comunidades da CSP, Cristiane Peres, explica que a iniciativa da CSP está alinhada com a visão da empresa, de tornar-se referência mundial na produção de aço, com qualidade, segurança e com desenvolvimento tecnológico e sustentável. “A CSP acredita nesse compromisso do crescimento e desenvolvimento social, não só da região onde estamos inseridos, mas também do Ceará como um todo. E isso está no nosso direcionamento estratégico. A gente quer contribuir com o crescimento da região e, para isso, a CSP precisa estar cada vez mais próxima de seus fornecedores”, destacou Peres.

Alice Mesquita, articuladora da unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, celebra a parceria. “A nossa ideia é que as empresas possam perceber essa oportunidade que elas têm. Muitas delas nem sabiam que poderiam fornecer pra CSP. A oportunidade que a gente tem aqui é pra fortalecer esses pequenos negócios e eles estarem preparados para esse mercado que surge agora. Os micro e pequenos negócios representam mais de 90% da economia. E, além de serem inúmeros em quantidade de empresas, também são responsáveis por mais de 50% dos empregos gerados”, enfatizou Alice, sobre a importância da capacitação.

Mais empregos e renda em todo o Ceará

O Anaksmano Magalhães é de São Gonçalo do Amarante e tem uma empresa do ramo de engenharia de materiais de construção - a Concrete Ensaios Tecnológicos. O empresário gera cerca de 40 empregos para são-gonçalenses, que foram selecionados e capacitados por ele, especialmente, para o segmento da empresa. Anaksmano está inscrito no programa Território Empreendedor e são muitas as expectativas de crescimento. “É aproveitar esse momento e abrir as fronteiras da empresa pra entrar no CIPP e poder fornecer lá os meus serviços. A ideia é buscar essa maior qualificação, buscar atender às necessidades que o Complexo tem e saber que providências eu, enquanto empresa, tenho que tomar para me capacitar e me tornar hábil a entrar lá. Essa é a ideia”, disse.

O representante comercial Júlio César, do segmento bovino e de frigoríficos, atua a partir de Fortaleza, e vislumbra expansão com a capacitação que obterá no programa Território Empreendedor. “O objetivo é sair daqui qualificado e com direcionamento bem amplo, aprendendo algo novo e com visão maior para nos adequarmos à situação de atendimento às grandes empresas. Estamos vendo que a CSP tem necessidades que hoje, talvez, a praça não atenda. Então, ela está qualificando a pessoa a atendê-la, e com isso a pessoa também ganha, ao conseguir atender o resto do mercado e as grandes empresas como a CSP”, aprovou o empreendedor.

Para fortalecer a economia local

O secretário de Empreendedorismo no município de São Gonçalo do Amarante (SGA), Natan Freitas, também participou do evento e celebrou: “o programa Território Empreendedor é muito importante pro nosso município. A CSP, juntamente com o Sebrae, está dando oportunidades para esses empreendedores. E é o pequeno que move a economia no estado e no país. A CSP é a principal parceira do nosso município e vem, realmente, transformando a cultura do empreendedor local em São Gonçalo do Amarante”.

O secretário Executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), Kennedy Montenegro, elogiou o programa e a presença dos empreendedores. “Eu considero essa atividade prioritária e importantíssima para os pequenos negócios do estado do Ceará. Nós queremos parabenizar a CSP, o Sebrae e a todos os parceiros envolvidos nessa iniciativa, e principalmente aos participantes. Acreditem em vocês, acreditem nas empresas de vocês e que é possível, sim, prestar serviços para grandes empresas como a CSP. Está no Portal da Transparência que o Governo do Estado já realizou compras a pequenas empresas, de 2016 pra cá, no montante de R$ 7 bilhões. Então, acreditem no trabalho de vocês e participem dessas iniciativas, que vocês serão os maiores ganhadores. A gente quer fomentar a economia local do nosso estado, que tanto merece e precisa", finalizou.   (Assessoria de imprensa)