PESQUISA DATAFOLHA

Pesquisa Datafolha: Lula 47% x 28% Bolsonaro; diferença é de 19 pontos

De acordo com os números do instituto, Lula seria eleito hoje em primeiro turno, se a votação fosse hoje

ALFREDO ESTRELLA / AFP e Marcelo Camargo / Agência Brasil
Lula e Jair Bolsonaro

A cem dias do primeiro turno da eleição, pesquisa Datafolha para presidente da República mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, contra 28% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse cenário, Lula seria eleito hoje em primeiro turno, se a votação fosse hoje.

Pesquisa Datafolha: Lula 47% x 28% Bolsonaro; diferença é de 19 pontos

Lula oscilou um ponto para baixo em relação á pesquisa anterior, realizada em 25 e 26 de junho. Bolsonaro oscilou um ponto para cima, assim como Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na pesquisa, com 8%. Veja os números do Datafolha:

1º turno:

Lula (PT): 47% (-1 ponto em relação à pesquisa anterior)
Bolsonaro (PL): 28% (+1 ponto)
Ciro Gomes (PDT): 8% (+1 ponto)
Janones (Avante): 2% (ficou igual)
Simone Tebet (MDB): 1% (-1 ponto)
Pablo Marçal (Pros): 1% (ficou igual)
Vera Lúcia (PSTU): 1% (ficou igual)
Branco/nulo/ninguém: 7% (ficou igual)
Não sabem: 4% (ficou igual)
Luiz Felipe d'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP),Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (podemos) não pontuaram


Foram ouvidos 2.556 eleitores em 22 e 23 de junho. As entrevistas foram feitas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O número de registro no no Tribunal Superior Eleitoral é 09088/2022.

As oscilações ficam todas dentro da margem de erro, o que demonstra estabilidade no cenário eleitoral. A pesquisa começou a ser feita no mesmo dia em que o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso.

Pesquisa espontânea

Lula: 37% (-1)
Não sabe: 27% (-2)
Bolsonaro: 25% (+3)
Ciro: 3% (+1)
Branco/nulo 6% (+1)
Outros: 3% (ficou igual)
 

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que também mostra os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado no Estado. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)