PESQUISA DATAFOLHA

Pesquisa Datafolha: Lula tem 47% contra 29% de Bolsonaro; Ciro tem 8%

Pesquisa Datafolha traz os novos números da disputa presidencial

Ricardo Stuckert e Fabio lima - O POVO
Lula e Jair Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha para presidente da República. Ele tem 18 pontos a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 29%. Lula se manteve com o mesmo percentual de junho. Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Ciro Gomes (PDT) ficou com os mesmos 8% e aparece na terceira colocação. O cenário traz poucas mudanças em relação à pesquisa realizada em junho.

1º turno:

Lula (PT): 47% (ficou igual) Bolsonaro (PL): 29% (subiu um ponto) Ciro Gomes (PDT): 8% (ficou igual) Simone Tebet (MDB): 2% (subiu um) Janones (Avante): 1% Pablo Marçal (Pros): 1% Vera Lúcia (PSTU): 1% Branco/nulo/ninguém: 6% (menos um) . Não sabem: 3% (caiu um) Luiz Felipe d'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Foram ouvidos 2.556 eleitores em 27 e 28 de julho. As entrevistas foram feitas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O número de registro no no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01192/2022.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula oscilou um ponto para cima e chegou a 38%. Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e tem 26%. Ciro ficou com 3%. Simone Tebet fiocou com 1%. A pesquisa espontânea é aquela em que o eleitor aponta em quem vai votar sem ver a lista com nome dos candidatos. O percentual dos que não sabem em quem votar é de 26%, um a menos que na pesquisa anterior.
 
A pesquisa é a primeira realizada após as convenções que confirmaram as candidaturas de seis dos candidatos à Presidência. O prazo vai até 5 de agosto para ocorrer a definição. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Na pesquisa de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava com 47% das intenções de voto no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) aparecia em seguida, com 28% das intenções de voto. Em terceiro lugar estava Ciro Gomes (PDT), com 8% das escolhas para o primeiro turno. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)