MISS PLUS SIZE CEARÁ

Miss Plus Size Ceará seleciona vencedoras e celebra a diversidade dos corpos

Miss Plus Size Ceará selecionou as vencedoras de três categorias diferentes. Evento ocorreu entre sábado, 24, e domingo, 25, no Teatro São José

Thaís Mesquita - O Povo
Vencedoras em três categorias / Drielly Linhares, de Irauçuba, vencedora da modalidade tradicional no Miss Plus Size Ceará, que aconteceu no Teatro São José

O Miss Plus Size Ceará finalizou sua edição na noite deste domingo, 25, no Teatro São José. O evento, que contou com 20 participantes em três categorias, além de atrações de dança e convidados especiais do mercado da moda, tem o objetivo de celebrar a diversidade dos corpos e fomentar o segmento plus size do Ceará.

Neste ano, as vencedoras foram: Rafaela Sousa, de Paracuru, na modalidade curvy (manequim acima do número 44); Joelma Baroni, de Trairi, na categoria sênior (de 36 a 50 anos); e Drielly Linhares, de Irauçuba, na modalidade tradicional (de 18 a 35 anos). Agora, as três seguirão para a etapa nacional.

Faixas simbólicas também foram entregues pela organização para as concorrentes que se destacaram durante a preparação. Em Simpatia, a vencedora foi Aynah Seres, de Caucaia; em Elegância, Isa Lara, de Canindé; em Destaque, Stela Vasconcelos, de Sobral; em Revelação, Luma Dryelle, de Paracuru; e em Cultura, Paula Rocha, de Aquiraz.

As candidatas fizeram apresentações padrões, como as coreografias e os desfiles de trajes de banho, de lingerie e de gala. Durante o concurso, elas ainda prestaram uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002), com o poema "Sou cabra da peste". Juntas, entoaram: "Eu sou brasileiro, fio do Nordeste/ Sou cabra da peste, sou do Ceará".

"A gente usa o conceito de que você não nasce miss, você se torna miss. Então as meninas são preparadas para esse dia. Esse ano foi atípico, porque tivemos o primeiro dia, no sábado, que foi a apresentação dos municípios. Foi bem legal, porque cada uma trouxe a riqueza e a cultura de seu município. Foi uma noite encantadora", explica Jaqueline Queiroz, idealizadora do Miss Plus Size Ceará.

No sábado, as participantes retrataram suas respectivas cidades com figurinos e adereços que dialogavam com aspectos característicos de suas regiões. Tatiana Rocha, candidata de Fortaleza na categoria sênior, utilizou peças de roupa em branco e vermelho, que simbolizavam o Theatro José de Alencar, espaço cultural centenário da Capital.

Já Drielly Linhares, miss que representa Irauçuba na modalidade tradicional, fez um tributo à produção de redes, uma das principais fontes de renda dos moradores de seu município. Flaviana Pelucio, também da categoria tradicional, abordou a libertação dos escravos em alusão à Redenção, primeira cidade brasileira a libertar totalmente as pessoas escravizadas.

O concurso foi realizado pela primeira vez em 2011 - em um momento que o mercado da moda plus size começava a se tornar mais visível no Brasil. "A minha avaliação desses 11 anos é que o mercado plus size cresceu muito. Hoje somos um mercado com o maior polo de confecção do Brasil. A moda plus size que você vê em São Paulo e no Rio de Janeiro é feita aqui. Então somos os maiores fabricantes. O surgimento do mercado plus size no Ceará fez a gente se conhecer. Tenho misses, que hoje não são mais misses, mas são modelos e têm suas próprias marcas de moda plus size, que são minhas patrocinadoras. Um dia, elas concorreram e agora patrocinam porque sabem o que esse evento significou para elas", pondera a organizadora.

Segundo a idealizadora, a principal importância do evento é a valorização de todos os corpos. "A importância desse evento é para que todas as mulheres possam se sentir representadas. Nós não precisamos estar dentro de um padrão de corpo que a sociedade exige que nós tenhamos. Esse evento vem para mostrar que a mulher pode tudo, independentemente de ela ser gorda, magra, mais nova ou mais velha. Aqui no Miss Plus Size, ela pode tudo", reflete.

Jaqueline Queiroz, porém, não pretende parar na organização de iniciativas regionais. Por isso, ainda neste ano, ela vai promover o Miss Glam Universo Plus Size Brasil, que está marcado para acontecer no dia 27 de novembro, também no Teatro São José. Detalhes devem ser divulgados em breve, próximo à realização do concurso. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)