LUTO NO CINEMA

Nichelle Nichols, a Uhura de "Star Trek", morre aos 89 anos

Nichelle Nichols tinha 89 anos e morreu por causas naturais. Atriz fez história na série "Star Trek", também conhecida como "Jornada nas Estrelas"

Chris Delmas/ AFP
Nichelle Nichols morreu aos 89 anos de idade por causas naturais(

A atriz americana Nichelle Nichols, conhecida por interpretar a tenente Uhura em "Jornada nas estrelas" ("Star Trek"), faleceu no sábado, 30, aos 89 anos de idade, por causas naturais. A notícia foi compartilhada pelo filho dela, Kyle Johnson, por meio das redes sociais.

"Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos. A vida dela foi bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós", escreveu o filho da atriz.

Segundo um porta-voz da família, Nichelle morreu em Silver City, cidade no Novo México (EUA), onde vivia com o filho. 

Após ser consagrada como a tenente Uhura no elenco original da série "Jornada nas estrelas", entre 1966 e 1969, a atriz repetiu a personagem em outros filmes da franquia lançados nos anos seguintes.

Além disso, Nichelle Nichols fez história na televisão americana ao realizar, com o ator William Shatner uma das primeiras cenas de beijo interracial, exibida em 1968. Ela era negra, enquanto o protagonista de Star Trek é branco.

Para além de seus trabalhos como atriz, Nichelle trabalhou com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), para estimular mulheres e afro-americanos a se tornarem astronautas.

As homenagens começaram a chegar rapidamente, inclusive de uma longa lista de devotos da série. George Takei, que interpretava o personagem Sulu, chamou Nichelle de "pioneira e incomparável", enquanto a renomada democrata da Geórgia Stacey Abrams a elogiou como "uma campeã, guerreira e tremenda atriz". (O Povo - é parceiro de oxereta.com / com AFP)