Resultado não permita dizer se Lula venceria no primeiro turno ou se haveria segundo turno
A menos de 24 horas do primeiro turno das eleições 2022, pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado, 1º de outubro, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de votos válidos, contra 36% do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Os dois registraram exatamente os mesmos percentuais do levantamento anterior, divulgado na última quinta-feira, 29.
Com o resultado, não é possível dizer se o petista venceria a disputa em primeiro turno. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula pode variar de 48% a 52%. Para vencer a eleição neste domingo, 2, o ex-presidente precisaria de 50% mais um dos votos válidos. No pior cenário, a definição seria levada para o dia 30 de outubro contra Bolsonaro.
A pesquisa deste sábado, 1º, também mostra a candidata do MDB, Simone Tebet, à frente numericamente de Ciro Gomes (PDT) pela primeira vez. A emedebista oscilou de 5% para 6% e o pedetista fez oscilação inversa, indo de 6% para 5%.
A senadora Soraya Thronicke manteve 1% das pretensões dos votos válidos. Os demais candidatos ao Palácio do Planalto não foram citados ou não atingiram 1% das intenções de votos.
Votos válidos
Lula (PT): 50% (=)Jair Bolsonaro (PL): 36% (=)Simone Tebet (MDB): 6% (+1)Ciro Gomes (PDT): 5% (-1)Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (=)
O Instituto Datafolha entrevistou 12.800 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00245/2022.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)