As eleições 2022 acontecem neste domingo, 2 de outubro (02/10), com 5 cargos sendo disputados; acompanhe apuração para governador e senador do Ceará (CE)
O primeiro turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, 2 de outubro (02/10). Acompanhe o resultado da apuração do primeiro turno para governo e senado do Ceará.
Com 94,28% das urnas apuradas no Ceará, Elmano de Freitas (PT) está eleito como governador do Ceará no primeiro turno:
Elmano de Freitas (PT) - 53,66%
Capitão Wagner (União Brasil) - 32,18%
Roberto Cláudio (PDT) - 14,03%
Chico Malta (PCB) - 0,06%
Serley Leal (UP) - 0,04%
Zé Batista (PSTU) - 0,03%
Camilo Santana (PT) vence corrida eleitoral para o Senado:
Camilo Santana (PT) - 69,27%
Kamila Cardoso (Avante) - 26,72%
Erika Amorim (PSD) - 3,96%
Carlos Silva (PSTU) - 0,06%
Entre janelas partidárias, desincompatibilizações, coligações e formações de chapas, o ciclo eleitoral é marcado por mudanças em panoramas políticos, previsíveis ou inesperadas.
Para o cargo mais importante desse pleito, a presidência da República, os principais candidatos são dois: o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva, e o reelegível Jair Bolsonaro.
Quer saber mais sobre as eleições de 2022, com conteúdo exclusivo, análise, vídeos e podcasts? ENTENDA mais sobre o assunto no canal Eleições 2022 do O POVO.
Quais vão ser os cargos competidos nas eleições 2022
Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores poderão escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal
Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.
Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.
Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)Mandato: 4 anos
Deputado estadual
Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.
Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)Mandato: 4 anos
Senador
Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.
Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.
Total de assentos: 81 (três por estado).Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)
Governador
O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.
Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.
Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)Mandato: 4 anos
Presidente da República
Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Quando começa a propaganda eleitoral
O que o público em geral reconhece como propaganda eleitoral, ou seja, comícios, caminhadas, panfletagem, bandeiraços em semáforo, entre outros, é liberada a partir do dia 16 de agosto de 2022.
A propaganda eleitoral na internet, muito polêmica e presente nos discursos desde as eleições de 2018 - possivelmente, até mesmo desde as eleições americanas de 2016, que viram o ex-presidente Donald Trump eleito - também só são permitidas após o dia 16.
A presença dos candidatos às eleições na internet e o combate à desinformação no período eleitoral é uma questão debatida amplamente por órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF).
Como regularizar seu título de eleitor
Primeiro, antes que seja possível regularizar seu título de eleitor, é necessário conferir se a sua situação eleitoral está regularizada. Ou seja, checar se você não se enquadra em nenhuma situação que acarrete o cancelamento ou suspensão do título.
O prazo para regularização do título de eleitor já acabou; cerca de 150 dias antes das eleições, esse processo é encerrado.
O título de eleitor pode ser regularizado por meio do portal do TSE e pelo app e-Título. Ao inserir nome completo ou CPF, a plataforma mostra uma página que oferece duas informações úteis para o eleitor: a situação do eleitor perante à Justiça Eleitoral, seja ela regular ou irregular, e a realização ou não de biometria. (O Povo - é parceiro de oxereta.com)