FIJA EM ALAGOAS

Com a participação do Google e Marco Zero, Alagoas sedia, neste sábado (26), evento que debate jornalismo inovador

Programação do Fija conta com espaços para aprendizado, discussão e networking

Assessoria de imprensa
Com a participação do Google e Marco Zero, Alagoas sedia, neste sábado (26), evento que debate jornalismo inovador

Com temas voltados para diferentes áreas do jornalismo, a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA) trará representantes do Google Brasil, Marco Zero Conteúdo (Recife) e iniciativas independentes do estado para um dia de importantes discussões. O evento será no próximo sábado (26), das 8h às 18h, no Sebrae Alagoas, localizado no Centro de Maceió. As últimas inscrições estão disponíveis e podem ser feitas aqui.

Serão mesas, painéis, workshops e conversas direcionadas para modelos de negócio, ferramentas jornalísticas e modalidades do jornalismo. O investimento é de R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Todos os inscritos receberão certificados de participação de 8 horas do evento.

“Pensamos em temas que estão em discussão quando se fala no jornalismo do futuro – e do presente -, além de apresentarmos o que vem sendo produzido em Alagoas, fortalecermos o ecossistema e discutirmos soluções conjuntas. Será uma ótima oportunidade para estudantes e profissionais”, destaca a diretora de conteúdo da Agência Tatu, Graziela França.

Para o editor do Olhos Jornalismo, Jean Albuquerque, o Fija representa uma oportunidade não apenas para jornalistas, mas para entusiastas e futuros empreendedores da comunicação.

“Apesar de passar por profundas mudanças nos últimos anos – que nem sempre são positivas – com o fechamento de diversos veículos – por exemplo, é preciso salientar que a profissão está mais viva do que nunca, mas o jeito de garantir a sustentabilidade financeira e as formas de apresentar o conteúdo mudaram e são esses pontos que precisam ser repensado, para que o negócio alcance sucesso e que continue atendendo à sociedade. É por isso que o Fija se torna uma oportunidade”, argumenta o profissional.

O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano. (ASSESSORIA DE IMPRENSA)


Confira a programação abaixo:

9h – Abertura

9h10 – Palestra – Empreendedorismo e inovação – Sebrae Alagoas

9h20 – Mesa – Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local – com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana)

10h10 – Workshop – Introdução ao Jornalismo de Dados – com Graziela França (Agência Tatu)

11h30 – Palestra – Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste – Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)

12h10 – Intervalo para almoço e networking

14h00 – Bate-papo – Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor) entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)

14h50 – Workshop – Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens – Lucas Thaynan (Agência Tatu)

14h50 – Workshop – Ferramentas especiais para trabalhar com dados – Lucas Maia

16h20 – Coffee-break e Networking

17h – Palestra – Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil

18h – Encerramento


Serviço:


O que: Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)

Quando: 26 de novembro (sábado)

Onde: no Sebrae Alagoas, Centro de Maceió

Localização: https://goo.gl/maps/7dXcVoNa13bXydS87