BRASILEIRO É CAPEÃO DA FORMULA 2

Brasileiro Felipe Drugovich conquista título histórico da Fórmula 2

Piloto sagrou-se campeão da principal categoria de acesso para a Fórmula 1, na corrida sprint do GP de Monza, neste sábado, 10

Dan Istitene/Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Brasileiro Felipe Drugovich é campeão da Fórmula 2

Com muita emoção, Felipe Drugovich fez história no automobilismo mundial. O piloto conquistou o título da Fórmula 2, principal categoria de acesso para a Fórmula 1, na corrida sprint do GP de Monza, neste sábado, 10. Ele é o primeiro brasileiro a ser campeão da categoria nos moldes atuais.

O título foi conquistado de maneira antecipada. O paranaense da equipe MP Motorsport lidera o campeonato com 233 pontos. Ele superou o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, que soma 164 e não pode mais alcançá-lo.

O último campeão em categorias equivalentes foi Bruno Junqueira, em 2000, quando ainda se chamava Fórmula 3000 Internacional. Desde que a competição foi renomeada primeiramente para GP2 (2005 a 2016), e posteriormente para Fórmula 2, em 2017, nenhum brasileiro havia vencido.

A corrida

Ainda na largada, Amaury Cordeel espalhou o carro na direção de Drugovich e tocou no pneu dianteiro direito do brasileiro. Com a suspensão quebrada, após passar pela brita, o piloto da MP Motorsport abandonou. Ainda assim, luta pelo título continuava viva.

No terço final da corrida, o adversário do brasileiro sofreu. Em disputa com Liam Lawson, Pourchaire tentou mergulhar por fora para ultrapassá-lo, mas acabou saindo da pista. O piloto da ART foi perdendo posições até chegar a ocupar o último lugar no grid. No fim da prova, o francês ainnda recebeu cinco segundos de punição pelo toque com Lawson.

Campanha de Drugovich na F2

Drugovich tornou-se líder do campeonato na 2ª etapa, quando venceu na Arábia Saudita. Na 4ª prova, ele se consolidou na liderança da competição de vez com o triunfo em Barcelona, na Espanha. O brasileiro teve outras duas vitórias na temporada: Mônaco e Holanda. Conquistou também um segundo lugar na Bélgica e um terceiro, no Azerbaijão (O Povo - é parceiro de oxereta.com)